Mauro Savi, o campeão voltou para alegria de Mauro Mendes, Pivetta, Jayme e Fávaro
Democratas mato-grossenses comemoram a retomada do processo de reeleição do deputado estadual campeão nas urnas em 2014 com 55.233 votos: Mauro Savi. A conquista dessa candidatura confirmou-se nesta terça-feira, 4, em plena Semana da Pátria, e somente foi possível graças a um gesto de grandeza partidária do então candidato ao cargo, Jeremias Prado dos Santos, que cedeu seu direito de candidatura ao companheiro Savi. A felicidade de Mauro Mendes (DEM), candidato ao governo; de Otaviano Pivetta (PDT), candidato a vice-governador; e dos candidatos ao Senado Jayme Campos (DEM) e Carlos Fávaro (PSD) “é grande, enorme, maior do que se possa imaginar”, diz uma fonte da coligação que os deixa no mesmo palanque. Afinal. Savi tem um currrículo político invejável: duas vezes vereador por Sorriso, quatro vezes consecutivas deputado estadual, uma vez presidente da Assembleia e por cinco dias – em outubro de 2010 – governador constitucional substituindo o titular Silval Barbosa em viagem ao exterior.
O Democratas sempre esteve de portas abertas ao companheiro Savi, que no entanto não pôde participar da convenção do partido, realizada em 4 de agosto, pois naquela data encontrava-se preso preventivamente por determinação do desembargador do Tribunal de Justiça, José Zuquim, que acatou pedido do Ministério Público, que por sua vez aponta Savi enquanto líder de uma organização criminosa que teria lesado o Detran em mais de R$ 30 milhões.
A realização da convenção chocou com o período em que Savi esteve preso (de 9 de maio a 22 de agosto), mas mesmo trancafiado o deputado nunca desistiu de seu projeto político por mais um mandato. Essa vontade, pessoal, era reforçada pelo desejo de estar em palanque junto aos seus pares na Assembleia, e dentre eles quatro dos sete deputados estaduais que iguais a ele, são acusados de participarem do mesmo esquema no Detran. O quinteto tem Eduardo Botelho/DEM (presidente da Assembleia); Nininho (PSD), Romoaldo Júnior (MDB), Baiano Filho e se completa com Savi.
Dos sete deputados acusados de participação no esquema no Detran cinco estão no palanque de Mauro, Pivetta, Jayme e Fávaro, somente Baiano Filho não disputa a reeleição – acaba de anunciar que está se desfiliando o PSDB e coincidentemente foi nomeado coordenador da campanha ora em festa com Savi. Não somente sobre os ombros desses cinco importante parlamentares pesa a acusação. Outros dois também estão no mesmo barco: Wilson Santos (PSDB), que tenta a reeleição apoiando o governador Pedro Taques (PSDB), que busca o segundo mandato, e José Domingos Fraga (PSD), que desistiu da vida pública após aparecer num vídeo recebendo maços de dinheiro que Silval sustenta em delação premiada homologada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, se tratar de mensalinho. Silval também é peça do mesmo esquema, segundo o MP. Sílvio Corrêa, que chefiou o Gabinete de Silval, também caiu nas garras do MP, juntamente com o ex-deputado federal Pedro Henry e o ex-presidente do Detran, Teodoro Lopes, o Dóia. Não pensem que a lista dos acusados fica restrita a esses nomes. A eles se junta o ex-chefe da Casa Civil, coordenador da campanha de Pedro ao governo em 2014 e seu primo Paulo Taques – Paulo foi vizinho de cela de Savi durante sua prisão, pela mesma acusação. A família Taques também teve outro integrante preso, como resultado da investigação no Detran. Trata-se de Pedro Taques (xará do primo governador) e irmão de Paulo Taques.
A intenção da matéria é mostrar o contentamento de Mauro, Pivetta, Jayme e Fávaro com a volta de Savi ao grupo. Por isso, a abordagem superficial sobre o passado de alguns, pois se houvesse detalhamento o texto divagaria muito sobre prisões, processos, indiciamentos, delações, bloqueio de contas e outros atos, que fora dos meios políticos costumam não ser bem aceitos
Esse assunto será tema de análises dos grandes formadores de opinião e ganhará manchetes na mídia. Entre importantes jornalistas há um entendimento: eles até admitem que Savi pode ter cometido algum erro, mas como a evolução humana nos mostra, ele tem tudo para acertar e eles querem esse acerto, o que continuará sendo benéfico para Jayme, Fávaro, Mauro e Pivetta,
Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes
FOTO:
Arquivo José Luiz Siqueira
Brigadeiro você disse tudo sobre esse pessoal, sem baixar o nível e usando a sutileza do seu texto. Sou seu admirador. Parabéns meu amigo.
Nico Dota (via WhatsApp)