Boa Midia

PSD bate cabeça sobre apoiar Mauro Mendes ou Pedro

Mula sem cabeça. Essa é boa definição para o PSD de Mato Grosso às vésperas de sua convenção que será realizada no sábado, 1º de agosto. Isso, por conta de um racha interno, que de um lado põe quatro de seus cinco deputados estaduais, e de outro, o presidente regional do partido e ex-vice-governador Carlos Fávaro.  O quarteto parlamentar, que é conhecido como Viúvas de Riva sonha acordado em subir ao palanque tucano do governador Pedro Taques, que tentará a reeleição, enquanto Fávaro aposta todas as fichas que será candidato ao Senado numa coligação com a chapa com o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM) ao governo e o empresário Otaviano Pivetta (PDT) a vice, e Jayme Campos (DEM) para senador; Jayme por três vezes foi prefeito de Várzea Grande, foi governador e senador.

Fávaro se atraca com Mauro Mendes, mas deputados refugam
Fávaro se atraca com Mauro Mendes, mas deputados refugam

Os deputados Gilmar Fabris, Pedro Satélite, Nininho e Wagner Ramos – são rotulados de Viúvas de Riva – disputarão a reeleição e querem o partido com Pedro. Fávaro, no entanto, virou uma espécie de manda-chuva no grupo de Mauro Mendes, a tal ponto, que até mesmo sua divergência política com Pivetta foi desqualificada pelas lideranças daquela aliança ainda não formalizada legalmente. Fávaro e Pivetta são de Lucas do Rio Verde, onde se enfrentaram nas eleição de 2016, quando Pivetta tentou a reeleição para prefeito e o então vice-governador lançou a candidatura de Flori Luiz Binotti e ganhou a disputa.

Fabris é Pedro...
Fabris é Pedro…

Fávaro nunca havia disputado eleição partidária até ser vice-governador de Pedro, em 2014.  No apagar das luzes do mandato dos dois, Fávaro rompeu com Pedro e renunciou ao cargo arrastando consigo parte do PSD para o palanque de Mauro Mendes. Os quatro deputados, que são antigos ocupantes de cargos eletivos, integram a bancada de sustentação do governador na Assembeia e nunca deram sinais de abandoná-lo, a exemplo do que anteriormente fizeram com Silval Barbosa e os outros governadores que administraram paralelamente às suas legislaturas.

... NIninho então, nem se fala...
… Nininho então, nem se fala…

A guinada de Fávaro não pode ser considerada ato isolado, porque ele tem alguns filiados ao seu lado. Mas, o peso eleitoral do partido não o seguiu. Além de Fabris, Satélite, Nininho e Wagner Ramos, o PSD tem também o deputado estadual José Domingos Fraga, que não disputará a reeleição nem outro cargo.

Sem a bancada, eleitoralmente Fávaro chega de mãos quase abanando para apoiar Mauro Mendes, muito embora alguns prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do sigam, O esvaziamento da representação de Fávaro fica ainda mais claro quando se sabe que Neurilan Fraga, presidente das associação dos prefeitos (AMM) defende o senador republicano Wellington Fagundes ao governo.

... Satélite é Pedro até no nome e...
… Satélite é Pedro até no nome e…

Em 5 deste julho Neurilan renunciou ao Conselho de Ética do PSD, do qual era presidente e para o qual foi eleito em 2 de maio. Sua saída foi justificada numa curta frase, “para evitar atritos”. Segundo Neurilan, diante do apoio da maioria da bancada a Pedro ele teria que tomar medidas amargas para não permitir que deputados estaduais do partido não seguissem as diretrizes partidárias de não apoiar Pedro – como está definido na esfera regional da sigla.

Nessa quarta, 1º, Fávaro e os quatro deputados discutirão a questão. O desfecho desafia até bola de cristal, pois de uma lado está um pré-candidato ao Senado que acertou seu espaço com Mauro Mendes e até com o cacique, deputado federal e presidente regional do MDB, Carlos Bezerra – aliado do DEM. E de outro Fabris, Satélite, Wagner Ramos e Nininho que desde pequenininhos sempre foram Pedro.

Analistas avaliam que se não houver entendimento que contemple todos, sem deixar nenhuma aresta, Fávaro corre o risco de perder o controle do partido, que a pedido dos quatro poderia sofrer intervenção do diretório nacional liderado por Gilberto Kassab, que tem mantido fortes laços de relacionamento com Pedro.

... Wagner Ramos está afinado com os três colegas
… Wagner Ramos está afinado com os três colegas

Caso prevaleça a segunda hipótese o episódio seria apenas mais uma destituição regional de partido em Mato Grosso nos últimos meses. Antes aconteceu com Percival Muniz, ex-prefeito de Rondonópolis, que presidia o PPS e foi varrido do mapa cedendo lugar ao então secretário de Educação de Pedro, Marco Marrafon, agora pré-candidato a deputado federal, e com o PSB que foi retirado do controle do deputado federal Valternir Pereira e entregue na bandeja ao deputado estadual e à época chefe da Casa Civil de Pedro, Max Russi – candidato à reeleição.

José Domingos tem escândalo em comum com sua bancada
José Domingos tem escândalo em comum com sua bancada

Agosto não é somente o mês do cachorro louco: também é o mês  em que o PSD entre quatro paredes, no escuro, travará uma briga de foices. Se os que se enfrentarão sairão ilesos e abraçados ou mutilados ou carregados, somente o tempo dirá.

DETALHE – Os cinco deputados estaduais do PSD estão envolvidos em escândalos. Ou respondem a ação, ou são investigados pela Polícia Federal e o Gaeco, ou são delatados enquanto mensaleiros etc.

Fabris foi preso em 15 de setembro do ano passado ao se apresentar na Polícia Federal, em Cuiabá. A ordem de prisão foi do ministro Luiz Fux, do STF, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que o acusa de obstrução de justiça. O deputado permaneceu preso 40 dias em Cuiabá. Fabris é um dos investigados pela Operação Malebolge, da Polícia Federal, em razão de uma delação premiada do ex-governador Silval Barbosa, que o acusa de ter recebido mensalinho e propina. Também são investigados outros membros da Assembleia e cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Essa investigação é ampla. Inclui lavagem de dinheiro, recebimento de mensalinho e outros crimes. Os acusados negam.

 

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTOS:

1 – Logomarca de divulgação do PSD

2 – Divulgação PSD

3 a 7 – Arquivo Assembleia Legislativa

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies