TRÂNSITO – Acordo entre Taques e Zé do Pátio faz operação caça-níquel em Rondonópolis
Pedro Taques e Zé Carlos do Pátio iniciaram ontem (terça-feira), em Rondonópolis, uma operação para multar e apreender veículos com impostos vencidos. Trata-se de uma grande mobilização de policiais e agentes de trânsito, que atuará com rigor durante sete dias, ininterruptos. A ordem é fechar o cerco, mas somente à frota licenciada em Mato Grosso.
O governador Pedro Taques (PSDB) teria recebido o sinal verde do prefeito Zé Carlos do Pátio (SDD) para a operação na cidade, onde levantamentos apontam que cerca de 70% da frota circula com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seguro obrigatório atrasados. O governo tenta por todos os meios levantar recursos para quitar folha salarial, fazer repasses de duodécimos, manter o custeio da máquina e investir. Fechar o cerco sobre a frota de veículos seria uma das alternativas sugerida por Taques.
Uma fonte da Câmara Municipal de Rondonópolis adiantou que o governador teria planejado para Cuiabá e Várzea Grande a operação em curso naquela cidade, mas que os prefeitos Emanuel Pinheiro (PMDB) e Lucimar Campos (DEM) não aceitaram colaborar com sua realização. Diante da recusa dos dois, Taques teria procurado Zé do Pátio, que segundo a fonte, ofereceu apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e colocou a logística da prefeitura a serviço da operação, uma vez que o município recebe 50% do IPVA.
Para fechar o cerco sobre Rondonópolis o governo enviou para aquela cidade efetivos do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e policiais da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito de Cuiabá (Deletran). Aos agentes da capital se juntaram servidores da 32ª Ciretran local. Equipes utilizam o radar móvel OCR (sigla em inglês de Optical Character Recognition, que em tradução livre significa leitura ótica dos caracteres de placas veiculares).
Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes
FOTO: Arquivo/site Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso
Comentários estão fechados.