Sauditas barram frango de cinco frigoríficos brasileiros; Nova Mutum continua exportando

Decisão não afeta exportação de frigorífico em Nova Mutum
Maior importador de carne de frango brasileiro, o Reino da Arábia Saudita excluiu cinco das 30 plantas frigoríficas que no ano passado responderam pelo embarque de 486,4 mil toneladas (12,1% da exportação global no período) daquele produto para os sauditas. Uma empresa mato-grossense, a Onefoods, não foi atingida.
A exclusão foi confirmada na terça-feira, 22, pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e seria resultante de uma visita técnica de inspeção feito pelo reino saudita no Brasil, em outubro de 2018, quando a cadeia produtiva do frango foi passada a limpo, incluindo a ração, sua fabricação etc.
Onefoods é o nome de fantasia da SHB Comércio e Indústria de Alimentos S.A., que é uma das empresas de alimentação controladas pela gigante BRF.
A Onefoods abate em Nova Mutum, no Nortão. A ABPA, o MInistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) não revelaram os nomes das cinco empresas excluídas nem informaram quanto as remanescentes, isoladamente, exportaram em 2018 para os sauditas.
Da Redação
FOTO: Arquivo recente de Alex Pereira
Comentários estão fechados.