Boa Midia

Professor do IFMT recebe medalha nacional na Paraíba

O professor José Bispo Barbosa (foto), ex-reitor do IFMT, foi um dos homenageados pela contribuição dada ao ensino profissional e tecnológico com a medalha de mérito “Luiz Inácio Lula da Silva” durante a solenidade de abertura da 41ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017), no Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções, em João Pessoa (Paraíba). A medalha foi concedida aos ex-dirigentes dos Institutos Federais pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para aqueles que se destacaram no serviço à Rede Federal.

José Bispo Barbosa, ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), se tornou professor efetivo em 1987, atuou na gestão do antigo Cefet-MT (coordenador do curso de Eletrotécnica, gerente do Departamento de Eletrônica, gerente dos cursos técnicos e diretor de administração e planejamento), foi nomeado reitor pró-tempore em 2009 e eleito reitor posteriormente. Ele coordenou a câmara de administração do Conif e atualmente é pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

Em sua fala, Bispo agradeceu a Deus, a sua família, a todos os colegas do IFMT que estavam presentes no evento, e também ao professor Willian, “que é agora o meu reitor e a quem saúdo todos os nossos servidores, técnico-administrativos e docentes.

“Estar aqui hoje é realmente muito emocionante, principalmente por receber essa medalha que é entregue às pessoas que fizeram muito pelo País”. Na cerimônia, professor Bispo, aproveitou a oportunidade para homenagear quatro mato-grossenses: Eurico Gaspar Dutra, que foi presidente da República, um presidente que sucedeu Getúlio Vargas; Dom Aquino Correa, que foi um governador e ilustre mato-grossense; o poeta Manoel de Barros e Dante Martins de Oliveira, o homem das Diretas Já.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, destacou que a medalha que o professor Bispo recebeu na cerimônia de abertura da Reditec em João Pessoa, é uma medalha de reconhecimento pelo trabalho que ele vem prestando pelo trabalho na Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso.

“Isso é muito importante para a nossa instituição, esse reconhecimento, por ele ter sido egresso da nossa instituição. Todo o período de trabalho dele, por todos esses anos dedicados. Nada mais justo esse trabalho que ele fez durante o período da escola técnica, durante Cefet-MT e principalmente durante a transformação para Institutos Federais. Por ser o nosso primeiro reitor da instituição não mediu esforços para que essa Rede alcançasse os rincões mato-grossenses e que realmente fizéssemos a diferença na vida do filho e da filha do trabalhador brasileiro, através da Educação Profissional e Tecnológica. Ele tem toda essa contribuição. Nós enquanto gestão, queremos dar força, continuidade à esse trabalho de alavancar cada vez mais a educação profissional e tecnológica no estado de Mato Grosso”, ressaltou Willian Silva de Paula.

O presidente do Conif, Roberto Brandão, e o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, que entregaram as medalhas. Foram agraciados os ex-reitores Ademar de Araújo Filho, do Instituto Federal de Roraima (IFRR); Écio Naves Duarte, do Instituto Federal de Goiás; Denio Rebello Arantes, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); José Bispo Barbosa, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT); Marcelo Bender Machado, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); Paulo Rogério Araújo Guimarães, do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.

 

Reditec 2017

O tema central da Reditec 2017 é “Acesso, Permanência e Êxito” e atende a uma necessidade da Rede. “É um tema angustiante, que tem impactado as nossas políticas públicas. Temos a perspectiva de ajudar o nosso país, formando estudantes com uma capacidade analítica e problematizadora diante do mundo, além de possibilita-los alcançar a empregabilidade com êxito”, frisou reitor do IFPB, Nicácio Lopes.

Nesse ano, a instituição sede propôs ao Conselho dos Dirigentes da Rede (Conif) que eventos paralelos acontecessem junto à Reditec. Segundo Nicácio, isso facilita uma ponte maior entre os dirigentes e o público a quem atendem: “O IFPB propôs uma mudança paradigmática ao Conif, com eventos paralelos estabelecendo bases de interface com o espaço acadêmico. Teremos ações criativas e de engenhosidade tecnológica e artística, um espaço em ebulição que coloca em evidência grandes talentos que existem em todo o país”.

Na sua recepção, Nicácio fez uma homenagem a todos os Estados brasileiros e o DF, com uma prosa poética que ressaltava os talentos da localidade e as peculiaridades de cada povo. A apresentação interativa conquistou a plateia.

O presidente do Conif ressaltou as conquistas que a Rede têm alcançado como a crescente internacionalização com a formação de parcerias com a Unevoc, que é o braço da Unesco para a educação tecnológica. Roberto Brandão também frisou o papel do Conif no fortalecimento da Rede ao promover o engajamento na luta por mais recursos financeiros junto às Frentes Parlamentares do Congresso Nacional.

 

Assessoria/IFMT

FOTO: Arquivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies