Boa Midia

Para educador, Vélez Rodrigues não entende de Educação

Educador José Pacheco critica ministro da Educação
Educador José Pacheco critica ministro da Educação

CAMPO VERDE – Considerado uma das maiores autoridades em ensino no mundo, o educador José Pacheco, durante passagem por Campo Verde, onde ministrou palestra a professores do município, criticou o ministro Ricardo Vélez Rodrigues, que, segundo ele “não entende de educação”.

“Eu nunca vi um ministro que soubesse alguma coisa de Educação, sinceramente. Mas o que se pede a um ministro não é que entenda, é que pelo menos respeite o técnico. Nós estamos mal servidos dos dois lados nesse momento”, observou Pacheco. “Eu não ponho em causa a pessoa. Acho que é uma pessoa ótima, que fez estudos, uma pessoa sábia na sua área, mas não entende nada de Educação”, alfinetou.

Além de questionar a capacidade de Vélez Rodrigues para comandar uma das pastas mais importantes do governo, Pacheco também criticou a equipe que está sendo montada pelo ministro e que, na opinião do fundador da Escola da Ponte, também não entende de Educação.

“Quando eu li sobre aqueles que foram indicados para os principais lugares no Ministério, o que eu vi são pessoas para as quais as ciências da educação são ciências ocultas. Não entendem absolutamente nada. Mas também não se espera que entendam, o que se pede é que respeitem que sabe”, disse Pacheco.

O educador criticou a postura do ministro Vélez Rodrigues, que em entrevista ao jornal Valor Econômico, disse que as universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica do país. “O que ele está a dizer é que o direito à educação não existe”, observou Pacheco.

“Nos 50 anos que eu levo de vida na educação, dois dos grandes projetos (de Educação) que o mundo conhece eu participei. Portanto, creio que tenho que me manifestar. Se um dia eu vier a falar com o ministro, que eu respeito como pessoa, a primeira coisa que vou perguntar é em que ele é fundado. E vou ter que lhe explicar que quem não sabe de ciência da educação não pode tomar decisões, muito menos fazer declarações públicas despropositadas”.

Apesar das críticas ao ministro Vélez Rodrigues, Pacheco ainda acredita que a Educação Brasileira pode melhorar. “Há um provérbio oriental que diz: Homens fortes produzem tempos fáceis. Tempos fáceis produzem homens fracos e homens fracos produzem tempos difíceis, mas tempos difíceis produzem homens fortes. Nós estamos em um ciclo e as pessoas que estão hoje no poder merecem muito respeito. Eu sou um democrata. E o que eu vejo é que, independentemente dos partidos que estejam no poder, o Brasil tem um potencial educativo extraordinário”, disse.

Valmir Faria com foto 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies