Boa Midia

Democratas define chapas majoritárias; Fávaro, também

Martelo batido para uma chapa: Júlio (esq.) Beto Farias filho de Cândida Farias, Jayme e Fábio Garcia

Grupo de Jayme Campos e Mauro Mendes  (ambos do DEM) e Carlos Fávaro (PSD)  define os oito nomes para as três chapas majoritárias e exclui Rondonópolis que é o segundo maior polo eleitoral estadual. A definição, no final da tarde dessa sexta-feira, 3, véspera das convenções dos partidos que formarão a coligação liderada pelo Democratas, foi a primeira entre os principais grupos que disputam o poder em Mato Grosso.

Para o governo: Mauro Mendes com Otaviano Pivetta (PDT) de vice.

Para as duas chapas ao Senado: Jayme Campos, com Fábio Garcia (DEM) e Cândida Farias (MDB) na suplência. E Fávaro com Geraldo Macedo (PSD) e José Lacerda, o Zezim (MDB) suplentes.

Regionalmente as chapas estão assim distribuídas:

Mauro é de Cuiabá e Pivetta de Lucas do Rio Verde, no Nortão.

A chapa de Jayme, que é de Várzea Grande, se completa com Fábio Garcia, de Cuiabá, e Cândida, de Barra do Garças.

A chapa de Fávaro, que é de Lucas do Rio Verde, tem os suplentes Geraldo Macedo, de Cuiabá, e Zezim, de Cáceres.

A dobradinha Mauro e Pivetta era de domínio público há alguns dias.

Jayme definiu os suplentes hoje, numa reunião com seu irmão Júlio Campos, com Fábio e Beto Farias (MDB), prefeito de Barra do Garças e filho de Cândida.

Fábio é deputado federal e preside o Democratas regional. Até então seria candidato à reeleição. Seu recuo, segundo analistas, está atrelado ao compromisso que Mauro teria com ele, de nomeá-lo secretário de Estado em caso de sua vitória; quando Mauro foi prefeito de Cuiabá (2013/16), Fábio integrou seu secretariado. Cândida é viúva do ex-governador Wilmar Peres, que foi vice-governador de Júlio Campos. A família Peres é fundadora de Barra do Garças.

Fávaro escolheu Geraldo Macedo, que não tem militância política, mas é grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso. Seu segundo suplente é Zezim, que foi indicado por Carlos Bezerra, deputado federal e presidente do MDB. Zezim é ligado a Bezerra e figura histórica no MDB, pelo qual foi deputado estadual; foi secretário de Meio Ambiente e chefe da Casa Civil em parte do governo de Silval Barbosa (2010/14), atuou na cúpula de Silval, enquanto um de seus principais assessores  para diversos assuntos; é irmão do ex-senador Márcio Lacerda; e embora tenha escritório e residência em Cuiabá, é considerado representante de Cáceres, sua cidade.

Mauro, Jayme, Fávaro e Geraldo representam o aglomerado urbano Cuiabá/Várzea Grande.

Fávaro e Pivetta são da mesma cidade no Nortão, Lucas do Rio Verde.

Cândida é de Barra do Garças, a principal cidade do Vale do Araguaia.

Zezim é o nome de Cáceres, o principal município da fronteira.

 

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTO: Assessoria Democratas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies