Boa Midia

BARRA DO GARÇAS – Cultura e música no programa contra a violência doméstica contra a mulher

 

Barra, primeiro plano, usa cultura e música para enfrentar violência contra mulher

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher “Rede de Frente” lançou nesta sexta-feira (3), em Barra do Garças, o edital da 5ª Mostra Cultural e 1ª Mostra Estudantil de Música. A ação integra a segunda edição do projeto “Meu corpo, minha voz, meu direito”. O evento de lançamento ocorreu no Plenário do Tribunal do Júri e reuniu representantes das escolas públicas e particulares do município.

Com esta iniciativa, o Ministério Público Estadual e demais instituições parceiras pretendem fomentar a discussão sobre o fenômeno da violência contra a mulher e contra crianças e adolescentes dentro dos ambientes educacionais. A proposta é utilizar a linguagem e os mecanismos de expressão acessíveis ao público infantojuvenil para promover a reflexão sobre a temática. O público-alvo é formado por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com o edital, a Mostra contemplará duas categorias: apresentação individual (solo) e em dupla (dueto). Para atingir os objetivos do projeto, a iniciativa será composta por três etapas. A primeira refere-se ao período de audições; a segunda ao desenvolvimento dos participantes e a terceira a apresentação pública e premiações. Todos os cantores ou cantoras passarão por uma produção musical em estúdio para lapidação da letra autoral ou da paródia.

As inscrições para a etapa de audições serão gratuitas e deverão ser realizadas pessoalmente, no período de 10 a 12 de setembro, das 13h às 17h, na sede da Rede de Frente, no prédio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher. Poderão se inscrever escolas da rede pública municipal, estadual e federal e privada até o limite de 10 produções artísticas por escola.

Conforme o edital, os estudantes participantes deverão se ater à pertinência do tema central “Meu Corpo, Minha Voz, Meu Direito” no contexto da violência contra a mulher e contra crianças e adolescentes, sem contudo ser obrigatória a utilização da expressão “Meu corpo, minha voz, meu direito” na letra da música.

As premiações destinadas aos três primeiros colocados variam de R$ 500 a R$ 1.000. O evento de premiação ocorrerá no dia 07 de dezembro, na Arena do Porto do Baé.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA: Representantes de várias instituições integram a comissão organizadora. São eles: Andrea Cristine Oliveira Costa Guirra, investigadora de Polícia lotada na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças; Augusta Prutchansky Martins Gomes Negrão Nogueira, juíza de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças; Cristina Rodrigues, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Dyumdy Araújo Makishi, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Eduardo dos Santos Vieira, psicólogo da SEJUDH-MT; Hellen Uliam Kuriki e Luciana Rocha Abrão David, promotoras de Justiça; Plínio Marcos Barbosa Santana, do Escritório Regional de Saúde/Barra do Garças; Tathyane Domingues Moreira, analista Assistente Social das Promotorias de Justiça Barra do Garças; Patricia Pereira Wehren, assistente Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Vânia Rodrigues dos Santos, superintendente de Gestão Regional.

Assessoria MP

FOTO; Arquivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies