Boa Midia

A Importância da Leitura para o estímulo mental e criativo

Mário Quirino*
Cuiabá

A leitura desempenha um papel crucial na formação do pensamento crítico e no estímulo a criatividade. No Brasil, segundo a 5ª edição do estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, aproximadamente 52% dos brasileiros têm o hábito de ler.

A leitura é essencial não apenas para o desenvolvimento pessoal, mas também para o sucesso profissional, especialmente no mundo dos negócios. Para um empreendedor, a leitura sobre temas como administração, direito, economia, marketing e relações humanas é crucial. Porém, muitos empreendedores, após concluírem a faculdade, deixam de buscar novos conhecimentos, o que pode limitar o crescimento e inovação.

Os motivos para a diminuição do hábito de leitura no Brasil são variados. Outra razão significativa é a concorrência com outros tipos de mídia, como televisão, internet, WhatsApp, música e filmes, atividades que consomem o tempo livre dos brasileiros.

Enquanto o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano, o canadense lê 12. Em comparação, os Estados Unidos apresentam uma média de 12 livros por ano por leitor, e muitos países europeus, como França e Alemanha, têm médias semelhantes ou superiores.

Na Europa, países como França, Alemanha e países nórdicos possuem tradições literárias profundas e políticas públicas que incentivam a leitura. Bibliotecas públicas são amplamente acessíveis e bem financiadas, e campanhas nacionais de leitura são comuns. Estes países também investem significativamente na educação, criando um ambiente que valoriza e promove a leitura desde cedo.

No Brasil, os formatos digitais, como e-books e audiolivros, oferecem alternativas viáveis para superar algumas das barreiras à leitura. Com a possibilidade de ler um livro no celular, é possível aproveitar momentos como o trajeto de casa ao trabalho para se dedicar à leitura.

Em um mercado competitivo, a capacidade de se adaptar e inovar é um diferencial importante. A leitura contínua fornece aos empreendedores as ferramentas necessárias para compreender e antecipar as mudanças no ambiente de negócios. Como destacou o autor Alberto Manguel: “Nós somos o que nós lemos e se lemos pouco, pouco somos.” Para os empreendedores, isso significa que o sucesso está ligado à contínua busca por conhecimento.

*Mário Quirino é especialista em desenvolvimento humano e diretor executivo do BNI Brasil em Mato Grosso

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies