MT: Verso e reverso (110) – Dr. Eugênio
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com
Capítulo 110 da série Verso e reverso de Mato Grosso, com postagem de segunda a sábado, abordando aleatoriamente fatos dos municípios mato-grossenses e figuras da nossa história recente. O texto focaliza o deputado estadual Dr. Eugênio, pré-candidato à reeleição pelo Republicanos.
Dr. Eugênio é o nome parlamentar de José Eugênio de Paiva, mineiro do distrito de Córrego do Ouro, município de Campos Gerais, na região Sul, à margem do lago de Furnas, onde teve infância de menino pobre, ora ajudando o pai, José Júlio de Paiva, em seu estabelecimento comercial, ora vendendo picolés, trabalhando de operário, gráfico e jornaleiro numa banca de jornais. Incentivado pela mãe, dona Iria de Souza Paiva, cursou Medicina, formou em 1995 e fez especialização em anestesiologia. Em 1997, em busca de horizontes no Centro-Oeste, Dr. Eugênio chegou ao Vale do Araguaia por Barra do Garças, rumou para Água Boa, de onde nunca mais saiu, salvo para o exercício da Medicina em Canarana, além do Parque Indígena do Xingu e outros territórios de etnias aldeadas no Araguaia; em Água Boa ele participou da criação do Hospital Regional Paulo Jacob Thoma, chamado de Paulo Alemão.
Mato Grosso, terra distante de Minas e estranha para o jovem Dr. Eugênio, de 30 anos, embalado pelo sonho com a Medicina, e ele não estava sozinho, pois veio acompanhado pela namorada que pouco antes levou ao altar, Patrícia Figueiredo Paiva e o casal ganhou duas filhas mato-grossenses: Ana Luiza, nascida em Canarana, e Maria Eduarda, em Água Boa.
Em 2012, depois de 15 anos atuando na Medicina em Água Boa, Dr. Eugênio atendeu a um pedido plural para se candidatar a vereador naquele município. Plural porque partiu de várias pessoas, e ele subiu nos palanques, mas sem deixar de lado o jaleco branco, pois é possível conciliar as duas atividades.
Eleito vereador pelo PSB cumpriu um mandato em defesa da população e do município. Em 2016, pelo PSB, Dr. Eugênio aceitou um grande desafio: disputar a prefeitura concorrendo com o prefeito Maurão Rosa (PSD) que se lançou à reeleição tendo a máquina municipal nas mãos. O resultado foi o esperado, com Maurão sendo reeleito.
Sem mandato, Dr. Eugênio voltou a se dedicar exclusivamente à Medicina. Porém, em 2018, irremediavelmente ‘contaminado’ pela política, ele disputou a venceu a eleição para deputado estadual pelo PSB com 13.458 votos, sendo o único nome do Araguaia eleito para o cargo naquele pleito. Quatro anos depois, Dr. Eugênio tentou a reeleição, pelo PSB, cravando 25.907 votos e permanecendo na condição de representante isolado de sua região na Assembleia.
Novamente ele está na estrada. Busca novo mandato, agora filiado ao Republicanos, partido para o qual migrou em razão de sua afinidade política com o governador Otaviano Pivetta, que é pré-candidato a novo mandato pelo Republicanos.
…
Blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
…
Pela regionalização de seu mandato, Dr. Eugênio consciente ou inconscientemente cria de modo eficaz, porém informal, a representação regional, que mais dia menos dia surgirá com a instituição do voto distrital. Ele é a única voz do Araguaia na Assembleia, e a levanta de modo permanente, consistente e eloquente. Sem ele, muito provavelmente a região estaria à deriva junto às esferas do poder.
Cubro a Assembleia há algumas décadas. Antes do Dr. Eugênio nunca vi tamanha defesa do Araguaia como ele faz. Não sei se na região a população tem conhecimento de sua atuação, de modo a entender a importância da mesma.
Creio que neste período pré-eleitoral, que é onde as campanhas chegam aos cidadãos, o Araguaia terá dificuldade para diferenciar o trabalho do Dr. Eugênio, dos vídeos gravados por tantas pré-candidaturas que se mostram com doçura angelical beijando crianças, abraçando velhinhos, focalizando o histórico dos municípios, assumindo bandeiras simpáticas, apontando falhas e tecendo críticas políticas. Isso, por conta da massificação das figuras políticas nas redes sociais. Pondero que quanto a isso é preciso analisar indo além da propaganda, refletir com calma para comparar entre a atuação do Dr. Eugênio e a pirotecnia cênica pelo voto.
A região que antes era chamada de Vale dos Esquecidos saiu da posição de retaguarda para a vanguarda, que é o lugar reservado a ela por uma série de fatores, mas que para tanto precisou da defesa política e institucional que o Dr. Eugênio faz enfrentando o canibalismo regional que dispensa tratamento a menor para o Araguaia. Mesclando firmeza e habilidade o Dr. Eugênio faz do Araguaia sua bandeira, de tal modo, que às vezes fica com o ônus político por algum posicionamento governista, mas o faz mesmo com a consciência do desgaste porque do outro lado estão as demandas de sua região.
Lamento que num colegiado com 24 cadeiras nenhum dos parlamentares se inspire no Dr. Eugênio para a defesa exclusiva de suas regiões, pois todos, indistintamente, têm o olhar sobre os 142 municípios, que é onde residem os eleitores mato-grossenses.
Poderia citar muitas ações do Dr. Eugênio que resultaram em conquistas para o Araguaia, porém falarei apenas sobre duas:
Ambientalistas com apoio de segmentos do governo tentaram engessar o desenvolvimento do Araguaia sob o argumento de que boa parte da região tinha áreas úmidas consideradas pantaneiras; a luta do Dr. Eugênio contra essa tentativa foi dura, longa e em muitos casos discreta, pois envolvia queda de braço político, resistência ambiental e do Ministério Público Federal, da maioria da mídia e de interesses econômicos grupais – porém a venceu. Ninguém melhor do que a população para falar sobre isso.

Capítulo 110 da série Verso e reverso de Mato Grosso, com postagem de segunda a sábado, abordando aleatoriamente fatos dos municípios mato-grossenses e figuras da nossa história recente. O texto focaliza o deputado estadual Dr. Eugênio, pré-candidato à reeleição pelo Republicanos.