158 ANOS DE VÁRZEA GRANDE – Rosi Prado
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com

Não pense que seja fácil localizar a pedagoga Rosemary Souza Prado, em Várzea Grande. Porém, se você perguntar pela vereadora Rosy Prado, todos naquele município com 315 mil habitantes saberão dizer seu endereço e o que ela faz. Rosy Prado é uma das figuras políticas mais conhecidas na cidade que nesta data (15) celebra 158 anos de fundação pelo governador José Vieira Couto de Magalhães.
Vereadora combativa, presente nos bairros, na zona rural e participando das lutas sociais, seu nome é respeitado pela população. Rosy Prado é um dos exemplos do espaço político ocupado pelas mulheres em Várzea Grande.
Goiana de Quirinópolis, Rosy Prado veio para Mato Grosso quando tinha 6 anos, acompanhando seus pais, dona Lourdes e Osvaldo Lemes do Prado, o Goianinho. Sua família adquiriu uma área na comunidade rural Monjolo, entre os municípios de Nossa Senhora do Livramento e Cáceres, onde foi alfabetizada pela mãe, professora, que lecionou para centenas de crianças e adultos residentes na região. Dona Lourdes deu aulas por mais de 30 anos. Pequeno agricultor com espírito de liderança, Goianinho lutou e conseguiu estradas, médicos e a instalação de uma escola onde dona Lourdes ensinou as primeiras letras para mais de uma geração.

Comentários estão fechados.