Boa Midia

O marketing pode ser empregado no setor público?

Logicamente, com toda certeza!

 

Podemos fazer a seguinte analogia: os contribuintes fazem o papel dos “consumidores” que adquirem produtos e serviços oferecidos pelas instituições públicas que seriam as “empresas”. Neste cenário, faz todo sentido o uso do marketing a fim de otimizar as ações dos órgãos públicos. Dessa forma, todos saem ganhando, contribuintes e instituições. Logo, estudar o marketing com os olhos voltados para o setor público é super importante pois os consumidores (contribuintes) estão cada vez mais exigentes e não toleram mais um atendimento medíocre, como ocorria no passado no setor público.

A verdade é quando falamos sobre marketing, estamos falando de mercado logo, não podemos deixar de ressaltar as mudanças de comportamento do consumidor que estão ocorrendo. E como nosso foco nesse momento é o setor público, precisamos ter em mente que este consumidor é também um eleitor, um cidadão, um pagador de impostos, e uma das principais mudanças é o surgimento de novos desejos dessas pessoas ou como muitos preferem, esse cidadão percebe o “despertar” de novos desejos em relação aos serviços prestados pelos setores privados e consequentemente, o setor público acaba sendo impactado, como Steve Jobs já dizia: “as pessoas não sabem o que desejam até que mostremos a elas”, ou seja com a melhoria do atendimento no setor privado, o mesmo consumidor, agora cidadão, espera por algo muito próximo da excelência no atendimento público.

Essas infinitas necessidades/desejos, muitas vezes tecnológicas, estão alinhadas a nossa incansável busca por novas soluções. Inclusive diversas inovações surgem para sanar desejos que ainda nem temos. Acabamos gerando assim uma “roda gigante de desejos”, concorda? Surgem novos produtos/serviços que por sua vez irão gerar outros desejos por novos produtos/serviços e assim caminha a humanidade em seu processo de evolução em relação ao mercado.

 Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador doss cursos EaD de Marketing Digital, EaD de Marketing e Gestão Mídias Sociais.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies