Boa Midia

40 Anos – Cadeirante administra município do tamanho de Sergipe

Comodoro, nosso município, foi colonizado por famílias vindas em sua grande maioria das regiões Sul, Sudeste e aqui do Centro-Oeste. Distante 640 quilômetros de Cuiabá, a localidade foi emancipada de Vila Bela da Santíssima Trindade no ano de 1986. Tem 19.932 habitantes.

Fronteira com a Bolívia e divisa com Rondônia, o município tem 22.253,08 km² de extensão. Desta área, 62% são terras indígenas habitadas pela etnia Nambikwara. Afluentes do rio Guaporé nascem no município, que conta com abundância de rios e igarapés, como o Margarida e o Piolho.

Potencial econômico na agropecuária e agricultura, o município vem se revelando o maior produtor de mel do Estado. Por ano, as estimativas de produção giram em torno de 35 mil toneladas.

Jair Benedetti foi o primeiro prefeito de Comodoro. Assumiu no ano de 1987 em um mandato-tampão, atualmente sou o prefeito do município.

Sou cadeirante. Fui motorista de caminhão e sofri um acidente; isso no ano de 1996, que resultou em sequelas – paraplegia – e necessito de uma cadeira de rodas. Fui eleito vereador em 2012. Destaquei a área da saúde como prioridade de minha atuação na Câmara, da qual fui presidente. No ano passado recebi 54,49% dos votos para prefeito. Montei meu secretariado com uma equipe versátil e muito competente: Administração, Alexandre Brugnera; Finanças, Adriana Guimarães; Assistência Social, Ana Maria Beduschi; Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Edilson Rangel; Saúde, Rosangela Ferreira; Obras, José João Fernandes; Educação Cleide Ávila; e no Planejamento, Ana Paula Perfeito.

A paisagem urbana do município passa por mudanças, pois no inicio do nosso mandato foi regulamentada uma lei que prevê a construção de calçadas/passeios padronizadas em lotes localizados em ruas e avenidas pavimentadas e com meio-fio. Rampas e pisos táteis estão entre as exigências previstas em lei. Na condição de cadeirante sei o quanto essa adequação é importante para o direito de ir e vir dos cadeirantes, carrinhos de bebês, pessoas amparadas por muletas ou bengalas. Para facilitar o cumprimento dessa regra a prefeitura dá suporte aos proprietários, oferecendo projetos padronizados de calçadas.

Nossa preocupação com o portador de necessidades especiais vai além: passamos a emitir cartões de estacionamento para eles e as pessoas da terceira idade nas vagas devidamente sinalizadas.

Para nós é um grande desafio e ao mesmo tempo uma grande honra administrarmos um município do tamanho de Sergipe, na Amazônia, numa área distante dos grandes centros, ao lado de uma região desabitada da Bolívia, mas à margem da movimentada BR-174 que próximo à cidade ganha trecho coincidente com a BR-364, que faz a ligação de Mato Grosso com Rondônia e Acre. Estamos confiantes em Deus que Comodoro em breve alcançará um patamar de desenvolvimento que o deixará em pé de igualdade com os maiores municípios do nosso Estado.

Comodoro é uma terra abençoada e habitada por um povo trabalhador e sonhador. Nossa cidade começou a ser construída em novembro de 1982, quando a divisão territorial de Mato Grosso chegava aos cinco anos. Portanto, somos um município jovem, mas uma região com uma rica história, pois no começo do século passado, o Marechal Rondon inaugurou na área onde mais tarde seria o município, uma estação da linha telegráfica Mato Grosso-Amazonas.

 

Jeferson Ferreira Gomes (DEM), 41 anos, divorciado, tem uma casal de filhos e um neto: nasceu em Poconé, no Alto Pantanal. Foi locutor de carro de som, motorista de caminhão e na adolescência em sua terra natal foi lavador de carros e frentista de posto de combustível. Aos 13 anos mudou-se com a família para a vila de Padronal, município de Comodoro. O acidente que o deixa preso a uma cadeira de rodas aconteceu na Serra Tapirapuã, em Tangará da Serra, quando tinha 21 anos. Foi o primeiro cadeirante eleito prefeito em Mato Grosso

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies