Boa Midia

Wellington recebe medalha do Mérito Aeronáutico

O senador Wellington com a honraria
O senador Wellington com a honraria

A Força Aérea Brasileira condecorou o senador Wellington Fagundes, nesta terça-feira (23), com a medalha Ordem do Mérito Aeronáutico, o mais importante reconhecimento da FAB concedido a pessoas que tenham se destacado no exercício da sua profissão ou em condecoração aos serviços prestados ao país.

A medalha concedida foi no grau Grande-Oficial, que representa a segunda mais importante definição da honraria. Ao agradecer a comenda, Wellington afirmou que se sente “lisonjeado por ter sido reconhecido como um patriota prestador de serviços relevantes à soberania nacional e ao desenvolvimento do Brasil”.

Para o tenente-brigadeiro do ar e comandante da FAB, Nivaldo Rossato, as homenagens se estendem às personalidades que, “com sua dedicação incansável, proporcionam continuidade e segurança no voo da Força rumo ao futuro, cuidando de importantes ações de controlar, defender e integrar o país, 24 horas por dia”.

 

DIA DA FORÇA AÉREA – Em 23 de outubro de 1906, o ilustre aviador Santos Dumont, no comando de seu 14-Bis, provou que um objeto “mais pesado que o ar” poderia voar. A data marca o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, e representa ainda a celebração de 77 anos da FAB.

Ainda na terça-feira, a FAB atestou a homologação do maior avião militar desenvolvido no Brasil, o KC 390. Com capacidade de transportar até 26 toneladas, numa velocidade máxima de 870 km/h, o jato redefine o modelo de operação de uma aeronave de transporte em ambientes diversos, pistas não preparadas e com uma autonomia invejável.

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, afirmou que este é um salto para o Brasil e para o mundo, porque a aeronave “vem ocupar um espaço que antes ocupava o Hércules c-130, já fora do prazo de validade”. Segundo ele, a proposta de aquisição da FAB de 28 aeronaves deste tipo significa que os países que tem interesse de comprar a aeronave “podem ficar tranquilas, porque além de cumprir todas as missões definidas de transporte de cargas, também recebeu aval positivo no carregamento de tropas, equipamentos e também no abastecimento em voo”, completou.

 

Assessoria

FOTO: Agência Senado

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies