VÁRZEA GRANDE – Exposição sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas
Frequentadores do Várzea Grande Shopping terão acesso gratuito à exposição fotográfica “Sobre o peso das correntes nos teus ombros”, que traz imagens de autoria do auditor fiscal do Trabalho no Ceará Sérgio Carvalho, retratando a prática do trabalho do escravo no Brasil. A abertura da exposição ocorrerá às 14h desta quarta-feira, 25 de julho, e segue até 2 de agosto.
Estas exposições fazem parte da programação da Campanha Coração Azul lançada no último dia 19 de julho com o objetivo de combater o tráfico de pessoas, uma realização do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento a Tráfico de Pessoas em Mato Grosso em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).
Paralelamente, ocorrerá de 26 a 28 de julho, no mesmo local, a exposição Gift Box que é produto do Movimento Global Gift Box, criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, em cooperação com a United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking (UN GIFT), e que tem como objetivo fortalecer ativistas mundiais para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo.
A programação no Várzea Grande Shopping anda inclui sessão de cinema dia 30/07, às 9h, sobre a mesma temática, e momento de contação de histórias às 18h do dia 31/07, na Praça de Alimentação, com Rosângela Rocha e a equipe Trupé.
Saiba mais
O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana e busca encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas. A ação ainda permite que todas as pessoas demonstrem sua solidariedade com as vítimas do tráfico de pessoas, usando o Coração Azul.
Já o Movimento Global GIFT Box é uma campanha de rua utiliza grandes ‘caixas de presentes’ que são colocadas em lugares públicos. Cada uma delas é uma peça de arte que simboliza como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando o processo de aliciamento.
Assessoria com foto de arte do expositor
Comentários estão fechados.