Boa Midia

União Brasil valoriza suplências na Assembleia Legislativa

Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com

 

Mauro Mendes e Baiano Filho juntos no União Brasil

No tocante aos suplentes na Assembleia Legislativa não há divergência no União Brasil, que acaba de cumprir a orientação partidária para prestigiar e fortalecer seus suplentes. A decisão é do diretório estadual presidido pelo governador Mauro Mendes e estabelece que a bancada precisa fazer rodízio parlamentar. Em nome dessa norma, nesta semana, os deputados Júlio Campos e Eduardo Botelho saíram de licença e suas cadeiras foram assumidas por Xuxu Dal Molin, de Sorriso, no Nortão, e Baiano Filho, de Confresa, no Vale do Araguaia.

A orientação partidária é cumprida desde a instalação da legislatura, no começo de 2023.

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

Xuxu retorna à Assembleia

Pelo sistema de rodízio, anteriormente, os suplentes Gilberto Figueiredo, Xuxu Dal Molin e Sandy de Paula assumiram o cargo. Gilberto é o primeiro suplente, Xuxu o segundo, BaianoFilho o terceiro e Sandy de Paula a quarta. Neste mês de junho, para a posse de Xuxu e Baiano Filho houve uma articulação interna no partido. Gilberto é secretário estadual de Saúde e abriu mão da prevalência. Xuxu e Baiano Filho mantiveram a ordem da convocação.

O princípio do fortalecimento do partido aplica-se a todos os suplentes, mas no caso de Baiano Filho, muito mais. Baiano Filho é domiciliado em Confresa, o principal município do Norte Araguaia, e no Vale do Araguaia como um todo, não há nenhum deputado estadual do União Brasil. O vácuo de representatividade levou o presidente Mauro Mendes a exigir que a sigla prestigiasse seus filiados daquela região.

No pronunciamento de posse Baiano Filho agradeceu ao partido e assumiu compromisso de permanecer lutando pelo Vale do Araguaia, que é a maior região geográfica de Mato Grosso e tem apenas um deputado estadual, o Dr. Eugênio (PSB), de Água Boa, e um deputado federal, Nelson Barbudo (PL), de Alto Taquari, na tríplice divisa MT/MS/GO.

Baiano Filho na posse

Júlio Campos revelou que pretende viajar de férias por 30 dias e que em seguida reassumirá sua cadeira e suas funções institucionais de 1º vice-presidente da Assembleia.

Baiano Filho revelou que sua permanência no plenário será prolongada, pois o deputado e líder do governo, Dilmar Dal Bosco, pedirá licença na data do retorno de Júlio Campos, para que o Vale do Araguaia continue sendo representado por Baiano Filho.

CÂMARA – Enquanto na Assembleia o União Brasil em harmonia observa a orientação partidária, na Câmara dos Deputados sua bancada segue entre tapas e beijos. Os deputados Coronel Assis e Gisela Simona não abrem mão para os suplentes Antônio Bosaipo e Wagner Ramos. Gisela é suplente de Fábio Garcia, que exerce a chefia da Casa Civil do governador Mauro Mendes e tanto ela quanto o Coronel Assis desconversam sobre licença parlamentar.

Sites dão conta de que o Coronel Assis quer deixar o partido e migrar para o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Caso se confirme, ficará claro que a razão para sua resistência é o enfraquecimento dos suplentes para a disputa em 2026, quando ele tentará a reeleição.

Caso Antônio Bosaipo assumisse uma cadeira na Câmara, o Vale do Araguaia ganharia um deputado federal, pois a base eleitoral de Bosaipo é aquela região. Porém,  aparentemente a orientação partidária não tem força sobre sua bancada federal.

Fotos:

1 – Divulgação de campanha

2, 3 e 4 – ALMT

5 – Agência Câmara

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies