Uma cidade que se chamava Bangue-bangue

O primeiro nome de São José do Xingu foi São José do Bangue-bangue, em alusão a fazenda Bangue-bangue, nas margens da Estrada da Bituca, perto do perímetro urbano e, também por irreverência a uma suposta violência que caracterizaria o seu dia-a-dia. Ainda hoje, os moradores de São José do Xingu se referem carinhosamente à cidade chamando-a de “Bangue”. A nova denominação levou em consideração aspectos religiosos e a localização do município, no Vale do Rio Xingu.
São José do Xingu tem 7.459,645 km² e parte de seu território está sob tutela da Funai por abrigar áreas do Parque Indígena do Xingu e da reserva Capoto/Jarina.
A população de São José do Xingu é de 5.569 habitantes. A rodovia MT-322 (antiga BR-080) cruza a cidade e faz a ligação de Confresa (na BR-158) e Matupá (na BR-163).
Município do Vale do Araguaia, na região Nordeste de Mato Grosso, São José do Xingu observa o horário oficial de Brasília.
A cidade não tem acesso por rodovia pavimentada. A ligação com Matupá depende de uma balsa para a travessia do Xingu (900 metros).
A pecuária é a principal atividade econômica e a cidade é conhecida como Capital do Boi Gordo.
FOTOS: Prefeitura de São José do Xingu
Comentários estão fechados.