Sempre vi Rondonópolis além de seus limites territoriais. Em nome deste entendimento escrevo o livro O lugar é aqui – Uma região diferenciada.
Sem lançamento, pois nunca lancei livros, a obra será concluída em poucos dias e estará disponível em page flip no blogdoeduardogomes.com.bre em sua versão impressa. A produção não conta com apoio das leis de incentivos culturais.
Fica o convite antecipado à leitura. O texto é extraído de minha longa relação com a Rondonópolis ampliada e não somente aquela formal, definida por leis, decretos etc. Os personagens são as figuras que construíram e que constroem aquela que chamo de Uma região diferenciada.
Nas páginas não estarão a frieza dos números das leis, seus dignos autores, nada disso. O texto abraça a população e a transforma na merecida figura de personagem coletiva, mas individualizando e nominando mulheres e homens que esculpiram a abençoada e ensolarada terra dos meus filhos Agenor e Luiz Eduardo.
… Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
…
Sei que nenhum livro, por maior e mais detalhado que seja, conseguirá traduzir tudo o que aconteceu em Rondonópolis. Esta não é minha pretensão. Porém, o que tirei da oralidade e levo para a perenidade literária – creio com convicção – é suficiente para mostrar aos jovens e aos rondopolitanos recém-chegados, como foi possível transformar o vazio das margens do Poguba, no Alto Pantanal, numa cidade singular, com excelente qualidade de vida e que na amplitude regional de seu território é um dos pilares da política de segurança alimentar mundial.
Mencionar neste editorial alguns nomes dos construtores de Rondonópolis seria injusto com tantos outros. Portanto, a leitura da obra será a chave que abrirá as páginas para um encontro com aqueles que nasceram na região ou vieram de outros lugares no Brasil e do exterior, e moldaram política, econômica e socialmente uma área banhada pelas bacias do Araguaia-Tocantins, do Prata e do Amazonas, e coberta pelos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica, com diversificadas riquezas, roteiros turísticos, uma rica históriae que se fosse Estado seria um dos melhores do Brasil.
Peço que leiam a obra. Que tenham suas informações como conteúdos escritos com o coração, mas sem prejuízo ao raciocínio lógico e longe do bairrismo insano. Afinal, vivemos em uma região diferenciada, mas que nem por isso é um mar de pureza e cenário exclusivo de vitórias, de conquistas.
Com o extrato de sua essência O lugar é aqui. Seu nome é Rondonópolis. Se possível ajudem a divulgar a obra.
Seria leviano de minha parte se não dissesse que a obra também é uma forma de dar boas-vindas à minha netinha mais nova, a Mariana, que nasceu em maio, pois o livro é dedicado a ela.
Com todas as vênias aos escritores rondonopolitanos, imortais da Academia Rondonopolitana de Letras ou não, mas tomo a liberdade de publicar mais uma obra sobre nossa cidade. Peço a Deus que mantenha minha isenção nos textos, para que nenhum fato seja distorcido e que da primeira a última letra a verdade seja a pedra angular de um livro – permitam-me – também diferenciado.
Que explanação ENCANTADORA!! Eu, Rondonopolitana de coração, diante de tão breves e, ao mesmo tempo, profundas linhas delineadas pelo autor nesta apresentação, mergulhei no anseio pela chegada desta obra que, não tenho dúvidas, será magnifica. Parabéns Eduardo!!
Inacio Roberto Luft Diz
Maravilha. Fácil leitura e entendimento.
Comentários estão fechados.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
AceitarLeia Mais
Que explanação ENCANTADORA!! Eu, Rondonopolitana de coração, diante de tão breves e, ao mesmo tempo, profundas linhas delineadas pelo autor nesta apresentação, mergulhei no anseio pela chegada desta obra que, não tenho dúvidas, será magnifica. Parabéns Eduardo!!
Maravilha. Fácil leitura e entendimento.