Boa Midia

SÉRIE – Em quem votar ou não votar – Beto Farias

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

Em busca da faixa de prefeito

Beto Farias nega por todas as águas do Araguaia qualquer tipo de envolvimento com a suposta improbidade administrativa investigada pela Operação Caliadra, da Polícia Federal, na Prefeitura de Barra do Garças e que veio à tona em 10 de abril deste ano, portanto três anos, quatro meses e 10 dias após deixar o cargo de prefeito. A negativa de Beto Farias é análoga às demais, feitas quando de outras operações policiais e do Ministério Público sobre sua administração. Jurando que tem as mãos limpas, destacando seu berço político e fazendo turismo partidário Beto Farias quer voltar à prefeitura, para o terceiro mandato de prefeito da maior cidade do Vale do Araguaia, a Barra, onde o desaparecimento do coronel Percy Harrison Fawcett se mistura às denúncias contra Beto Farias sem que se esclareça o que aconteceu em 1925 ao britânico oficial aventureiro e o que se passou na gestão financeira na cidade de Antônio Paulo da Costa Bilego, Valdon Varjão e de Wilmar Peres de Farias – o pai de Beto Farias, que é o berço político por ele enaltecido.

Caliandra foi o sugestivo nome dado pela PF na operação que apura um suposto rombo de 9 milhões de reais dos recursos federais transferidos para a prefeitura revitalizar a orla do rio Garças e a praça Domingos Mariano, e revitalizar e ampliar o lendário Porto do Baé, no rio Araguaia. O prefeito à época era Beto Farias. Sobre a operação a PF citou que se tratava da apuração de um esquema de corrupção que teria existido desde a elaboração dos projetos, a realização das licitações e a execução das obras – inacabadas e suspensas pela prefeitura após seu mandato.

ELEBeto Farias é Roberto Ângelo de Farias, nascido em 8 de dezembro de 1968, em Barra do Garças, cidade onde seu pai, o pecuarista e político Wilmar Peres de Farias foi vereador e duas vezes prefeito; Wilmar Peres foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador. Cândida dos Santos Farias, mãe de Beto Farias, é suplente do senador Jayme Campos; Cândida foi eleita segunda suplente em 2018, e em 2022 o primeiro suplente Fábio Garcia se elegeu deputado federal fazendo da mesma primeira e única suplente.

Único herdeiro da fortuna de Wilmar Peres, que morreu em Barra do Garças no dia 15 de março de 2006, aos 67 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, Beto Farias além de pecuarista é administrador de empresas.

Seguindo as pegadas do pai e de parentes, Beto Farias abraçou a política. Em 2012, no PSD então liderado por José Riva, ele foi eleito prefeito com 14.238 votos (47,16%) com o vice Mauro Piauí (PT). Quatro anos depois foi reeleito pelo PMDB de Carlos Bezerra, com 20.275 votos (72,34%) com o vice Welinton 2Marcos Rodrigues de Oliveira (PR), que é ligado ao senador Wellington Fagundes; na segunda eleição Beto Farias formou uma coligação com o PR/PSB/PROS/PRTB/PCdoB/PMN/PPS/PTC/PSC/PDT/PTB/PRB/PSL/SD e deu a ela o nome de Wilmar Peres de Farias.

Os oito anos de Beto Farias na prefeitura foram marcados por uma administração feijão com arroz, sem nenhuma obra relevante para Barra. No campo político, o prefeito teve forte blindagem na Câmara Municipal, o que não é novidade em Mato Grosso, onde a maioria dos vereadores gravita na sombra apadrinhadora de Sua Excelência, o Senhor Prefeito.

Para a eleição deste ano a caminhada partidária de Beto Farias não teve a facilidade das disputas anteriores, onde sempre recebeu as bênçãos de Riva, Bezerra e Wellington. Sem mandato, Beto Farias correu para o União Brasil, mas perdeu a queda de braço com o prefeito Adilson Gonçalves, que trocou o PSD de Carlos Fávaro pelo União do governador Mauro Mendes e dos irmãos Jayme e Júlio Campos – o primeiro senador e o outro deputado estadual. No mesmo partido não haveria espaço para Adilson e Beto Farias, e caso disputassem a convenção, o prefeito venceria de barbada. Antes de jogar a toalha partidária, Beto Farias foi a Cuiabá e gravou vídeos com Jayme e Júlio Campos, mas não ouviu de Jayme Campos a frase mágica com a qual sonhava: você é o nosso candidato. Com as asas quebradas, Beto Farias procurou Wellington e botou o jamegão numa ficha de filiação do Partido Liberal. Afinal, sem filiação não tem candidatura, e mais: quem sabe Jair Bolsonaro desembarca na Barra pedindo votos para ele?

Em 2020 Beto Farias não conseguiu eleger seu sucessor na prefeitura. Lançou seu vice Welinton Marcos (DEM) para prefeito pela coligação Wilmar Peres de Farias. Welinton recebeu 7.358 votos (25,09%),  perdendo feio para o delegado Adilson Gonçalves (PSD), que surfou na onda de eleição de policiais motivada pela chegada de Jair Bolsonaro ao poder.

Na pré-chapa de Beto Farias para outubro deste ano ele escolheu o pastor Marosan Dias da Silva, da Assembleia de Deus Madureira e seu correligionário, para vice. Marosan é tocantinense, tem 60 anos, e em 2020 foi candidato a vice-prefeito de Welinton Marcos, sendo que à época era filiado ao PSL.

Sobre vice, de modo geral, para completar chapa majoritária, a tendência fisiológica nacional é a escolha de um evangélico ou de uma mulher negra. Pode ser coincidência, mas o certo é que Beto Farias está inserido neste contexto, pela escolha de Marosan.

Lamentavelmente, pastores costumam anunciar que sua igreja “está fechada” com esse ou aquele nome. Também há casos de figuras que se escondem à sombra do poder absoluto de dirigentes evangélicos, como é o caso do deputado federal Abílio Brunini (PL), que é neto do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, idealizador e líder da construção do Grande Templo, em Cuiabá, e que morreu vítima de covid. Considerado um dos mais importantes líderes religiosos em Mato Grosso, o pastor Sebastião controlava o Grande Templo, e com sua morte a direção daquela igreja virou objeto de disputa judicial, fato esse prontamente desqualificado pela Imprensa solidária mato-grossense.

ESCÂNDALOS – Os dois mandatos de Beto Farias foram tumultuados e recheados de escândalos.

……

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

……

Em fevereiro de 2015 o Ministério Público pediu o bloqueio de 4,9 milhões de seus bens, pela acusação de autorizar a venda irregular de 102 terrenos por empresa particular. Naquele mês e ano, o juiz Carlos Augusto Ferrari afastou Beto Farias do cargo de prefeito por descumprimento de prazo para implantação do piso salarial nacional para os profissionais da Educação. O afastamento perdurou 30 dias, até que uma liminar no Tribunal de Justiça o recolocou na função.

Na administração de Beto Farias o procurador da prefeitura Emerson Ferreira Coelho foi afastado quando da Operação Caça Fantasma e o prefeito investigado por suposta distribuição de cargos comissionados desnecessários, para contemplar companheiros.

Pena que as ações contra prefeitos e outras autoridades políticas quase sempre terminam sob o tapete. Se fossem enumeradas as denúncias contra Beto Farias o texto ficaria muito grande, mas independentemente disso, Beto Farias goza do benefício da dúvida.

Nos oito anos na prefeitura Beto Farias nunca brigou pela conclusão do anel viário da Barra, Pontal do Araguaia e Aragarças (GO), obra lançada em 1997 e somente entregue ao tráfego em 2022. Aliado de Wellington Fagundes, que era considerado o ‘Senhor Dnit’ e mandachuva naquela obra, Beto Farias optou pelo cômodo silêncio sem levar em conta que sua cidade era prejudicada pelo trânsito pesado de longa distância que a cruzava de ponta a ponta.

LAR DOCE LAR – O clã Farias tem forte presença política na Barra. Além da pré-candidatura de Beto Farias, outro nome da família concorre. A advogada Laura Beatriz, casada com o ex-prefeito e médico Wanderley Farias, primo de Beto Farias, é pré-candidata a vice-prefeita de Adilson Gonçalves (União), que tentará a reeleição.

PS – Continue lendo a série. A postagem dos nomes é aleatória e o texto não focaliza a vida pessoal dos citados.

Permitida a reprodução em sites, revistas, jornais e blogs, desde que na íntegra, mantido o título e informado o nome do jornalista que escreve a série e o endereço eletrônico completo do www.blogdoeduardogomes.com.br

Postado em 2 de junho de 2024

4 Comentários
  1. Valdecy Vieira Diz

    Texto muito real; essa é nossa realidade.

    Ex-vereador por Aripuanã, Valdecy Vieira – via grupo de WhatsApp Boamidia

  2. Maria Isaura Diz

    Impecável.

  3. Gordintur Diz

    Mandou bem na matéria. Parabéns.

    Creudson Pereira de Avila – Gordintur – Barra do Garças – via WhatsApp

  4. Benier Marcos Diz

    Deu muitos acessos?
    Aqui viralizou em todos os grupos

    Benier Marcos, bacharel em direito, ex-presidente do MDB de Barra do Garças – via WhatsApp

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies