RONDONÓPOLIS 67 ANOS – Show em logística de transporte

O transporte ferroviário caiu como luva para Rondonópolis e o trem poderá criar um multimodal com menor trajeto entre São Paulo e a Zona Franca de Manaus
No dia 10 deste dezembro Rondonópolis celebra 67 anos de emancipação. Lá o errado é não tentar e sonho não costuma descarrilar. É como o trem da Rumo ALL, que apitou naquela cidade, pela primeira vez, em 19 de dezembro de 2012.



O AMANHÃ – O trem poderá se tornar marco de novo ciclo econômico no polo de Rondonópolis. Por enquanto é importante componente do agronegócio na medida em que é o principal meio de transporte de commodities para o porto de Santos. Num próximo passo deverá deslocar para Mato Grosso a logística do corredor São Paulo-Zona Franca de Manaus e vice-versa criando um multimodal ferro-rodo-hidroviário com trajeto menor e que inclui cidades paulistas, sul-mato-grossenses, mato-grossenses e paraenses em seu trajeto, naquela que seria a rota alternativa Rondonópolis, BR-163 e as hidrovias do Tapajós e Amazonas à atual, pela rodovia Belém-Brasília e a Hidrovia do Amazonas.
Vejamos:

Distância rodoviária São Paulo a Belém: 2.930 km
Distância marítima Belém a Manaus: 1.606 km
Total do percurso: 4.536 km

Distância ferroviária São Paulo a Rondonópolis: 1.500 km
Distância rodoviária Rondonópolis a Itaituba: 1.660 km
Distância marítima Itaituba a Manaus: 995 km
Total do percurso: 4.155 km
Avaliando o quadro acima

O trajeto rodoviário via Rondonópolis é menor em 270 quilômetros e o trecho até Sinop, de 750 quilômetros, está em adiantada obra de duplicação, com boa parte em pavimento rígido.
Seu texto sobre este traçado logístico ficou muito bom e além das grandes cargas que a combinação da FerroNorte com a FerroGrão irão transportar, ou seja: soja, milho, farelos, algodão, caroço de algodão, madeira, minério, os pulses (feijão caupi, grão de bico, lentilha etc.), já foi estudado pela FIEAM, haverá 1,5 milhão de toneladas de produtos industriais e 1,7 milhão de toneladas de materiais destinados à construção civil da Grande Manaus (2,2 milhões de habitantes). Cargas de valor agregado a ser transportada em conteiner. O que se precisa e destravar a burocracia e definitivamente permitir a implantação de ferrovias. O CIR vai crescer exponencialmente, arrastar Rondononópolis (apesar da politicagem) e gerar enorme oportunidades
Luiz Antônio Pagot – Economista, ex-secretário de Estado e ex-presidente do Dnit – Cuiabá (Grupo de WhatsApp Boamidia)