Boa Midia

RETROSPECTIVA 2020 – Avança duplicação de Rondonópolis a Cuiabá

Trecho entre Rondonópolis e Cuiabá
Parte do principal corredor rodoviário de escoamento de commodities agrícolas do Brasil, o trecho da BR-163 que liga Cuiabá a Rondonópolis depende da construção do contorno de Jaciara e a conclusão das obras no perímetro urbano da capital para sua total duplicação, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Tanto o contorno de Jaciara quanto a travessia de Cuiabá deverão ser concluídos em 2021, segundo o superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia.

 

Neste ano de 2020 que chega ao fim, O Dnit concluiu a duplicação nos trechos pendentes entre Cuiabá e Rondonópolis, e construiu os contornos de Juscimeira e São Pedro da Cipa, que são duas das três cidades no trajeto, por onde circulam diariamente, nos dois sentidos, cerca de 15.500 carros com 70% dessa frota representados por bitrens, carretas e outros veículos de carga.

Parte do trajeto entre Cuiabá e Rondonópolis, com 200 quilômetros de extensão, foi executado em pavimento rígido, que é mais resistente, seguro e requer menos manutenção no comparativo com o tradicional asfalto CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). Três praças de pedágio foram instaladas no percurso, onde também operam três postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

São Pedro da Cipa ganhou contorno urbano

Neste ano a duplicação retirou o trânsito de longa distância de São Pedro da Cipa e Juscimeira, mas cruza Jaciara e as vilas de Olho D’Água (de Santo Antônio de Leverger), Placa Santo Antônio e Santa Elvira (ambas de Juscimeira) e Alto Boa Vista (de Rondonópolis). Um contorno também afastou a rodovia do pátio do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), instalado entre os municípios de Santo Antônio de Leverger e Campo Verde.

Em Mato Grosso, no trecho da divisa com Mato Grosso do Sul a Sinop, a BR-163 foi dada em concessão a Odebrecht TransPort, do Grupo Odebrecht, e dona da concessionária Rota do Oeste que explora pedágio no trajeto de 850 quilômetros. Parte da rodovia entre Cuiabá e Posto Gil (de Diamantino) é duplicada, mas não há obra de pavimentação em curso, salvo na travessia da capital.

Redação blogdoeduardogomes

FOTOS:
1 – blogdoeduardogomes

2 – Assessoria do Dnit

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies