Boa Midia

Prefeito de Santa Cruz do Xingu renuncia e assume Fapemat

Marcos de Sá presidente da Fapemat
Marcos  de Sá (PSB) renunciou ao cargo de prefeito de Santa Cruz do Xingu, município com 2.633 habitantes, no Vale do Araguaia, divisa com o Pará. Não se trata de crise política nem de problema de ordem pessoal. Marcos de Sá foi nomeado presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat). A indicação do novo dirigente daquele órgão leva as impressões digitais do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), que é um dos líderes de seu partido e único representante do Vale do Araguaia na Assembleia Legislativa.

 

Marcos de Sá Fernandes da Silva nasceu em Barra do Garças, tem 41 anos, é cirugirão dentista e cumpria o segundo mandato consecutivo de prefeito. Sua nomeação pelo governador democrata Mauro Mendes aconteceu em 3 deste setembro, mas na véspera ele deixou a prefeitura ao vice e seu correligionário Maicol Ângelo Soares.

A posse da Marcos de Sá na Fapemat acontece após o feriado de 7 de Setembro. Sua escolha para o cargo deverá causar surpresa, por se tratar de um político oriundo de município pequeno e distante de Cuiabá. No entanto, Dr. Eugênio vê com naturalidade a presença do correligionário na Fapemat, por considerá-lo capacitado, dinâmico e motivado ao trabalho.

O novo presidente substituirá o professor Adriano da Silva, que morreu em 3 de junho num hospital em Cuiabá, vítima do novo coronavírus. Adriano Silva foi reitor da Universidade do Estado (Unemat), professor de direito e suplente de deputado estadual e de deputado federal.

Marcos de Sá não anunciou seu plano de ação para a Fapemat, mas uma fonte ligada a ele revelou que no ato da posse, ao lado de Mauro Mendes, o novo presidente focalizará sua meta na função.

AMM – Marcos de Sá é o tesoureiro-geral da Associação Mato-grossense dos Municipios (AMM), mas mesmo após renunciar ao mandato de prefeito  não precisará entregar o cargo na AMM, que agora, fica praticamente sem prefeitos em sua direção.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, não é prefeito desde 31 de dezembro de 2016, mas cumpre o treceiro mandato consecutivo na direção daquela entidade que representa os municípios. Em 26 de junho deste ano a  Câmara Municipal de Aripuanã cassou o prefeito Jonas Canarinho (PSL), por improbidade administrativa; Canarinho é o secretário-geral da AMM.

Redação blogdoeduardogomes

FOTO: noticiadosmunicípios.com.br – Barra do Garças

 

2 Comentários
  1. Jacyara Cortez Diz

    Quanto a FAPEMAT é uma rara oportunidade para prefeito de um pequeno rincão que mal consegue pagar o custo da administração municipal.
    Já a FAPEMAT está alicerçado em funções específicas e com servidores de Alto grau de conhecimento.
    Em resumo a presidência da fundação é decorativa uma vez que a mesma é vinculada à SECITEC e seu Secretário.
    Arranjo político.

    Jacyara Cortez

  2. Lauro da Mata Diz

    Bom dia Eduardo !
    Não preciso falar do meu respeito e admiração por vc. Já ouvi em algum momento algo como “o advogado é bom , mas a causa não “.
    Pois bem . Vc assina a matéria .
    Fapemat nem o Einstein conseguiria algum destaque. O município é algo longínquo (não principalmente pela distância física) do pensar dos que não são do Araguaia e finalmente quanto a AMM só ouço e vejo aqui comentários nada relevantes ou animadores.
    Mas não desista do MT como um todo como só vc tão bem faz.
    Fraterno abraço !

    Lauro da Mata

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies