Boa Midia

MT – Instituto Histórico e Geográfico recebe novos sócios

Um grupo de seis novos sócios chega ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e sua composição sobe para 33, mas mesmo assim seu quadro ainda continua com um claro de sete cadeiras, para completar os 40 nomes de seu colegiado. A meta é que isso (a complementação) aconteça em 2018, acredita sua presidente Elizabeth Madureira de Siqueira.

Neste sábado, 16, o IHGMT empossa Oriana Paes de Barros (na cadeira do Patrono Antônio Paes de Barros – o lendário Totó Paes), Neila Maria de Souza Barreto (Padre Ernesto Camilo Barreto), Eduardo Mahon (Augusto Leverger, o Barão de Melgaço), Flávio Gatti (Geraldo Ferreira Gomes), Francisco Ildefonso da Silva Campos (Manoel Esperidião da Costa Marques) e Renilson Rosa Ribeiro (Natalino Ferreira Mendes).

A posse dos novos sócios está marcada para as 9 horas, na sede do IHGMT em anexo a Academia Mato-grossense de Letras/AML – a Casa Barão de Melgaço (foto) – e deverá reunir a intelectualidade mato-grossense, autoridades, jornalistas e o círculo de relacionamento dos empossados. A última solenidade de posse no IHGMT aconteceu em 21 de junho de 2012, quando passaram a integrar sua composição quatro novos sócios: Fernando Tadeu de Miranda Borges, Miramy Macedo, Alex Matos e Neurozito Figueiredo Barbosa.

Instituição respeitada e sempre procurada por órgãos públicos enquanto fonte de consulta, o IHGMT enfrenta o chamado “claro de composição”, o que limita sua operacionalização.

Os sócios do IHGMT são autoridades e figuras conhecidas em Mato Grosso, a exemplo da presidente, a historiadora Elizabeth Madureira. João Carlos Vicente Ferreira, escritor, historiador e ex-secretário de Estado de Cultura. Lourembergue Alves, cientista político, articulista e comentarista de televisão. Ivan Echeverria, escritor e ex-superintendente do Banco do Brasil. Weller Marcos, jornalista e produtor cultural. Isis Catarina Martins Brandão, advogada e dirigente do Instituto Memória do Poder Legislativo da Assembleia Legislativa. Sebastião Carlos Gomes Carvalho, advogado, escritor e presidente da AML. Fernando Tadeu de Miranda Borges, vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Benedito Pedro Dorileo, ex-reitor da UFMT. Paulo Pitaluga Costa e Silva, historiador, escritor e ex-secretário de Estado de Cultura. Benedito Pereira do Nascimento, ex-presidente do Tribunal de Justiça. Vera Iolanda Randazzo, servidora pública estadual, escritora e historiadora. Neurozito Figueiredo Barbosa, professor da UFMT e músico. Nilza de Queiroz Freire, imortal da AML.

 

NOVATOSOriana Paes de Barros (foto) é advogada, procuradora federal aposentada, especialista em meio ambiente, pecuarista e exerceu cargos de direção em órgãos públicos; é neta de Totó Paes, o Patrono de sua cadeira.

Neila Maria de Souza Barreto, jornalista, assessorou a Sanemat e sua sucessora Sanecap e professora universitária.

Eduardo Mahon, advogado, membro do Instituto Brasileiro de Criminalista e da AML, articulista e escritor.

Flávio Gatti, doutor em Geografia Humana e professor universitário.

Francisco Idelfonso da Silva Campos, agrônomo, mestre em Agricultura Tropical, escritor e técnico da Empaer.

Renilson Rosa Ribeiro, bacharel e licenciado em História, professor universitário.

 

IHGMT – Criado em 1919 por inspiração do arcebispo e governador Dom Aquino Corrêa, e composto por figuras representativas de diversas áreas técnicas e escritores mato-grossenses, coincidentemente o IHGMT comemorará seu primeiro centenário em 2019, ano em que Cuiabá completa o tricentenário de sua fundação pelo bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral. Porém, a prefeitura não incluiu seu aniversário a programação oficial do município.

O preenchimento do claro de composição não deverá ser tarefa difícil. Mato Grosso permanentemente revela grandes nomes em suas áreas culturais, artísticas, estatísticas etc. Tanto em Cuiabá quanto em cidades iguais a Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Canarana, Guiratinga, Poxoréu, Alto Araguaia e outras, há mulheres e homens aptos para o preenchimento do vazio no IHGMT.

 

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTOS:

1 – Eduardo Gomes

2 – Arquivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies