Boa Midia

No Dia do Garimpeiro saiba mais sobre o garimpo em Mato Grosso

EDUARDO GOMES

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

Hoje é o Dia do Garimpeiro, a quem Mato Grosso tanto deve.

Pela data, leiam gratuitamente uma abordagem mais ampla sobre garimpeiros e garimpos, no livro em page flip nesta página: O lugar é aqui – Uma região diferenciada, de minha autoria.

O texto narra a saga de garimpeiros que proporcionaram a fundação espontânea de Guiratinga, Poxoréu e Tesouro, além de terem contribuído para a consolidação e o crescimento de Rondonópolis, em seus primeiros anos. A leitura é um verdadeiro passeio pelas grupiaras, pelos rios Cassununga, Poxoréu e Garças; pelo ontem encantado de Mato Grosso.

Sites e blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

Saibam mais sobre a importância do garimpo para a criação da metrópole Rondonópolis, que mesmo sem um xibiu para contentar um garimpeiro, foi a grande beneficiada com as levas migratórias de nordestinos, sobretudo baiano, para os garimpos que faziam fortuna do dia para a noite.

Boa noite.

A foto é um monumento ao garimpeiro em Guiratinga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

1 × três =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies