Temer inaugura duplicação da BR-364 entre Cuiabá e Jaciara

Uma das últimas agendas do presidente Michel Temer antes de transmitir o poder para Jair Bolsonaro será em Mato Grosso. No dia 28, Temer inaugura o novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e a duplicação de 127 quilômetros da BR-364 entre Cuiabá e Jaciara.
A visita de Temer foi anunciada em 22 de outubro pelo chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e agora confirmada pelo senador republicano Wellington Fagundes. À época Marun não falou em data, limitando-se a dizer que “no final do ano’. O ministro também visitou a obra do pronto socorro, mas centrou sua fala sobre a BR-364.

Quando anunciou a visita de Temer, Marun, estava em Mato Grosso para vistoriar trechos da duplicação da pavimentação da rodovia BR-364/163/070 entre Cuiabá e a Serra São Vicente, e foi acompanhado pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura), Wellington Fagundes, deputado federal Valtenir Pereira (MDB) e o superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado.
Na vila Olho d’Água (de Cuiabá), no acampamento de uma construtora que trabalha na obra, Marun assegurou que a mesma seria concluída até o final de dezembro e que seria inaugurada por Temer. O trecho em obra tem 127 quilômetros, entre o portão de acesso da Estância Bahia (KM 394), em Cuiabá, até a área urbana de Jaciara.
O trecho citado por Marun é parte do trajeto entre as duas cidades. Ele integra o corredor da BR-364 com 855 quilômetros dado em concessão e que será duplicado em Mato Grosso, da divisa com Mato Grosso do Sul, no município de Itiquira, ao trevo com a MT-220 em Sinop, via Rondonópolis e Cuiabá. Em sua obra ao invés de ser utilizado o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) – o asfalto que todos conhecem – é usado o pavimento rígido, feito com cimento, que aumenta a vida útil da pista e oferece maior segurança, principalmente sob chuva.
A 364 é o principal corredor rodoviário brasileiro de escoamento de commodities agrícolas e integra o modal rodoferroviário que tem em Rondonópolis o maior terminal de embarque de grãos da América Latina. Diariamente transitam por ela, entre Cuiabá e Rondonópolis, cerca de 14 mil veículos, com 70% dessa movimentação feita por carretas, bitrens e caminhões.
Estima-se que até o final de 2019 a 163 esteja totalmente pavimentada entre Cuiabá e Rondonópolis via Jaciara. Para que Temer corte a fita simbólica a obra é executada em ritmo acelerado. O Dnit observa que a travessia urbana de Jaciara já está duplicada, mas que o trânsito de longa distância será deslocado para fora da zona urbana, no trecho de contorno que será construído em 2019. A travessia urbana de Cuiabá, tem duplicação parcial e não faz integra o trajeto que será oficialmente entregue ao tráfego, pelo presidente.
No trecho de 210 quilômetros entre Cuiabá e Rondonópolis a concessionária da rodovia, Rota do Oeste, instalou três praças de pedágio. No mesmo percurso há três postos da Polícia Rodoviária Federal.

SÃO VICENTE – Um das obras mais importantes no trecho entre Cuiabá e Jaciara foi a construção do contorno que a afasta da área do Instituto Federal de Educação, conhecido como Escola Agrícola de São Vicente.
A retirada do trânsito de longa distância das proximidades daquele estabelecimento educacional evita risco de acidentes envolvendo alunos, professores e servidores, e elimina o barulho que incomodava as aulas.
Redação:
FOTOS:
1 – Agência Brasil
2 – blogdoeduardogomes
3 – Assessoria Dnit
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