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Temer inaugura duplicação da BR-364 entre Cuiabá e Jaciara

Despedindo do governo Temer inaugura duplicação de rodovia em Mato Grosso
Despedindo do governo Temer inaugura duplicação de rodovia em Mato Grosso

Uma das últimas agendas do presidente Michel Temer antes de transmitir o poder para Jair Bolsonaro será em Mato Grosso. No dia 28, Temer inaugura o novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e a duplicação de 127 quilômetros da BR-364 entre Cuiabá e Jaciara.

A visita de Temer foi anunciada em 22 de outubro pelo chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e agora confirmada pelo senador republicano Wellington Fagundes. À época Marun não falou em data, limitando-se a dizer que “no final do ano’. O ministro também visitou a obra do pronto socorro, mas centrou sua fala sobre a BR-364.

Entre Blairo e Wellington, com Orlando Fanaia (esq.), Marun anuncia vinda de Temer
Entre Blairo e Wellington, com Orlando Fanaia/Dnit (esq.), Marun anuncia vinda do presidente Temer

Quando anunciou a visita de Temer, Marun, estava em Mato Grosso para vistoriar trechos da duplicação da pavimentação da rodovia BR-364/163/070 entre Cuiabá e a Serra São Vicente, e foi acompanhado pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura), Wellington Fagundesdeputado federal Valtenir Pereira (MDB) e o superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado.

Na vila Olho d’Água (de Cuiabá), no acampamento de uma construtora que trabalha na obra, Marun assegurou que a mesma seria concluída até o final de dezembro e que seria inaugurada por Temer. O trecho em obra tem 127 quilômetros, entre o portão de acesso da Estância Bahia (KM 394), em Cuiabá, até a área urbana de Jaciara.

O trecho citado por Marun  é parte do trajeto entre as duas cidades. Ele integra o corredor da BR-364 com 855 quilômetros dado em concessão e que será duplicado em Mato Grosso, da divisa com Mato Grosso do Sul, no município de Itiquira, ao trevo com a MT-220 em Sinop, via Rondonópolis e Cuiabá. Em sua obra ao invés de ser utilizado o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) – o asfalto que todos conhecem – é usado o pavimento rígido, feito com cimento, que aumenta a vida útil da pista e oferece maior segurança, principalmente sob chuva.

A 364 é o principal corredor rodoviário brasileiro de escoamento de commodities agrícolas e integra o modal rodoferroviário que tem em Rondonópolis o maior terminal de embarque de grãos da América Latina. Diariamente transitam por ela, entre Cuiabá e Rondonópolis, cerca de 14 mil veículos, com 70% dessa movimentação feita por carretas, bitrens e caminhões.

Estima-se que até o final de 2019 a 163 esteja totalmente pavimentada entre Cuiabá e Rondonópolis via Jaciara. Para que Temer corte a fita simbólica a obra é executada em ritmo acelerado. O Dnit observa que a travessia urbana de Jaciara já está duplicada, mas que o trânsito de longa distância será deslocado para fora da zona urbana, no trecho de contorno que será construído em 2019. A travessia urbana de Cuiabá, tem duplicação parcial e não faz integra o trajeto que será oficialmente entregue ao tráfego, pelo presidente.

No trecho de 210 quilômetros entre Cuiabá e Rondonópolis a concessionária da rodovia, Rota do Oeste, instalou três praças de pedágio. No mesmo percurso há três postos da Polícia Rodoviária Federal.

Contorno de São Vicente
Contorno de São Vicente

SÃO VICENTE – Um das obras mais importantes no trecho entre Cuiabá e Jaciara foi a construção do contorno que a afasta da área do Instituto Federal de Educação, conhecido como Escola Agrícola de São Vicente.

A retirada do trânsito de longa distância das proximidades daquele estabelecimento educacional evita risco de acidentes envolvendo alunos, professores e servidores, e elimina o barulho que incomodava as aulas.

Redação:

FOTOS:

1 – Agência Brasil

2 – blogdoeduardogomes

3 – Assessoria Dnit

 

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