Boa Midia

No adeus de Lugano São Paulo empata com Bahia

O adeus de Lugano
O adeus de Lugano

Com um gol do garoto Brenner e na despedida do zagueiro uruguaio Diego Lugano, o São Paulo empatou neste domingo com o Bahia por 1 a 1, no estádio do Morumbi lotado, na capital paulista, e terminou o Campeonato Brasileiro na 13.ª posição, fora da zona de classificação para a Copa Libertadores, mas com vaga garantida na Copa Sul-Americana do próximo ano. Teve os mesmos 50 pontos dos baianos, em 12.º lugar.

Desde antes de a bola rolar, todos os olhares estavam em Lugano. O jogador foi escolhido como capitão do time e fazia a sua primeira partida desde que o técnico Dorival Júnior assumiu o time. A emoção em seu semblante era nítida – estava com seus três filhos no estádio do Morumbi e os dois mais novos entraram com ele em campo.

Mesmo diante da emoção de ver um estádio cheio para marcar a sua despedida do clube como jogador, Lugano manteve a concentração e jogou com seriedade. Reclamou muito ao sofrer um pênalti claro quando foi ao ataque cabecear, logo aos 13 minutos. O árbitro goiano Elmo Alves Resende Cunha, muito próximo do lance, fingiu que não viu.

Em campo, ele liderava os seus companheiros e ajustava o posicionamento dos jogadores sempre que possível. Quando ia ao ataque, nas jogadas de falta e escanteio, levava perigo e exigia uma marcação redobrada dos jogadores do Bahia. O São Paulo até tinha mais volume de jogo, mas não conseguia transformar isso em perigo no ataque.

Já o time visitante apostava nos contra-ataques e em um deles quase abriu o placar. Aos 31 minutos, Allione recebeu pela esquerda, deu um belo drible em Rodrigo Caio e mandou cruzado, no canto. O goleiro Sidão fechou o ângulo e a bola passou bem perto, levando perigo ao gol do São Paulo.

No segundo tempo, as duas equipes imprimiram um ritmo mais forte O São Paulo quase abriu o placar aos 9 minutos, quando Shaylon recebeu na entrada da área e mandou no travessão. A resposta do Bahia foi quase imediata com Allione, que recebeu na esquerda e chutou cruzado. A bola passou com perigo, para fora.

O São Paulo apertava a marcação e, para evitar perder a bola, Renê Junior recuou para o goleiro Jean, que segurou com as mãos. O árbitro marcou falta dentro da área. Depois de muita conversa e com o rival inteiro dentro da área, Petros cobrou, rolando para Brenner, que mandou no canto, abrindo o placar.

O garoto de 17 anos correu em direção ao escudo do São Paulo, depois da pista de atletismo no Morumbi, e foi seguido por seus companheiros. Foi o primeiro gol do menino revelado em Cotia (SP) no profissional. Como imagem emblemática, ele foi erguido pelo capitão Lugano. Depois, como já tinha cartão amarelo, foi substituído e ovacionado pela torcida.

A partir daí, Dorival Junior tirou Brenner, Cueva e Marcos Guilherme, colocando Thomaz e duas jovens promessas: Bissoli e Gabriel. O Bahia também já se mostrava cansado, sem muito poder de reação. Mas em uma jogada de bola parada, Éder apareceu sem marcação e empatou o duelo, deixando o estádio do Morumbi em silêncio.

O time da casa até tentou buscar o resultado novamente, mas já era tarde. O empate deixou um gosto amargo ao torcedor que lotou o estádio do Morumbi, mas após o apito final a torcida se levantou e começou a gritar o nome de “Lugano”, em uma aprovação à história do uruguaio com a camisa do clube.

 

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 x 1 BAHIA

SÃO PAULO – Sidão; Éder Militão, Lugano, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Marcos Guilherme (Gabriel), Shaylon e Cueva (Thomaz); Brenner (Bissoli). Técnico: Dorival Junior.

BAHIA – Jean; Éder, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Edson (Matheus Sales), Renê Júnior (Yuri), Allione e Régis (Junior Brumado); Mendoza e Edigar Junio. Técnico: Paulo Cézar Carpegiani.

GOLS – Brenner, aos 18, e Éder, aos 43 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Petros, Brenner, Lugano e Rodrigo Caio (São Paulo); Éder, Edson e Renê Júnior (Bahia).

CARTÃO VERMELHO – Petros (São Paulo).

ÁRBITRO – Elmo Alves Resende Cunha (GO).

RENDA – 1.237.352.

PÚBLICO – 60.485 pagantes.

LOCAL – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Paulo Favero/AE
FOTO: Daniel Teixeira/AE

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies