Mudanças já
Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT) ou Jair Bolsonaro do Partido Social Liberal (PSL), um dos dois será o novo presidente do Brasil. Independente de quem seja eleito, é preciso governar com imparcialidade. Os políticos do nosso país estão sem credibilidade. A cada dia que passa é um novo escândalo. É corrupção nos quatro cantos do Brasil.
É preciso mudar isso. Bolsonaro ou Haddad, qualquer um deles, tem que promover mudanças nas leis, principalmente nos envolvidos em desvio de recursos públicos. Aconteceu a denúncia de desvios de milhões de reais de órgãos públicos a justiça tem que tornar os bens do acusado indisponíveis e convoca-lo a esclarecer sobre a acusação.
A justiça não precisa ter o trabalho de investigar o acusado. Pelo contrário. Mantém os bens móveis, imóveis e conta-bancária bloqueada e proíbe o acusado de sair do país com prazo de 30 dias para provar sua inocência. Findo o prazo os bens do mesmo será tomado na mesma quantia que foi acusado de desviar. A justiça não tem qu7e investigar ninguém e sim o acusado provar sua inocência, caso contrário perderá o corresponde ao valor que desviou.
A justiça brasileira tem trabalhado arduamente para manter a ordem no país. Onde já se viu um ex-presidente da República ser preso. Sou contra a prisão do Luiz Inácio Lula da Silva. Cabe a ele provar sua inocência em um prazo de 30 dias. Ele foi acusado de quê? Por comprar um apartamento e reforma-lo pagando milhões de reais? Tome o apartamento dele e o venda e ponto final.
Em Mato Grosso o ex-governador Silval Barbosa também foi preso acusado de desviar mais de um bilhão de reais. Fez delação premiada e prometeu devolver menos de 100 milhões de reais e curte prisão domiciliar. Pode isso? Deveria sim devolver pelo menos um bilhão de reais e dai sim poderia curtir sua aposentadoria com tranquilidade. Esse país nosso carece de mudanças urgentes em suas leis.
No Governo de Silval Barbosa que teve o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, mais de 50 obras foram lançadas em virtude do mundial, inclusive a construção de um novo estádio em, substituição ao Estádio Verdão. Quatro anos depois nem mesmo o novo estádio que foi palco de quatro jogos da Copa do Mundo foi entregue oficialmente. Recursos do Governo Federal foi depositado na conta do Governo do Estado que saiu distribuindo a rolé para quem fizesse vista grossa nas obras. Deu no que deu e nenhuma obra foi concluída e o dinheiro sumiu. Cadeia não resolve, tem que tomar os bens dos envolvidos e ponto final.
Admar Silva de Portugal é repórter
asportugal@diariodecuiaba.com.br
Comentários estão fechados.