Boa Midia

Moro recebe governadores para discutir segurança nos estados

Segurança pública será o tema central da reunião dos governadores eleitos e reeleitos, com o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (foto).

A reunião acontece hoje (12) em Brasília, na sede do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a entidade que promove o evento. O tema central será a segurança pública nos estados e Distrito Federal.

Mato Grosso tem uma fronteira com 983 quilômetros com a Bolívia, nos municípios de Poconé, Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Comodoro. Dessa extensão, 730 quilômetros se estendem em terreno seco, com a separação feita por marcos. Aquele país é um dos maiores produtores mundiais de cocaína, a droga mais consumida no Brasil.

A vulnerabilidade da fronteira facilita a passagem da droga para o Brasil ,e de carros roubados e furtados para aquele país. A segurança na região é pífia. Mato Grosso além de se tornar importante centro de distribuição da droga para uso doméstico, virou estratégica rota para o narcotráfico alcançar outros estados e até países.

O desdobramento do tráfico resulta na alta taxa de criminalidade em Cuiabá e outros municípios. Estima-se que a droga seja pano de fundo direito e indireto para 85% dos crimes contra a vida e o patrimônio em Mato Grosso..

O governador eleito Mauro Mendes (DEM) deverá apresentar essa realidade ao ministro Moro.

Redação

FOTO: Agência Brasil em arquivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies