Boa Midia

Mato Grosso vacina contra poliomielite e sarampo

Começa na próxima segunda-feira (06) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, realizada pelo Ministério da Saúde. A campanha vai se estender por todo o mês de agosto e, para Mato Grosso, o objetivo é imunizar 202.216 crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. O Dia D de divulgação e mobilização será em 18 de agosto.

Com os casos suspeitos de sarampo que surgiram nas últimas semanas, acendeu-se ainda mais a necessidade da vacinação, visando diminuir a possibilidade do retorno da pólio e a reemergência do sarampo, doenças estas já eliminadas no Brasil. Em Mato Grosso, o último caso de pólio foi registrado há 30 anos, em 1988.

De acordo com o gerente de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Thiago Nunes Rondon, a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal. Ele informou também que o estado já recebeu 100% dos lotes de vacinas contra a poliomielite e de tríplice viral, que imuniza contra o sarampo e também contra caxumba e rubéola. “Recebemos já todo o quantitativo total dos lotes e desde o começo da semana foi feito o envio aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS). Na segunda-feira, dia do início da campanha, todos os postos de saúde do estado deverão estar abastecidos”, comentou Thiago. Neste ano, foram recebidas 242.700 doses da tríplice viral e 252.800 doses da poliomielite, conhecida como a “gotinha”.

O alerta é de que os pais e responsáveis são muito importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Este ano a campanha contra o sarampo será realizada de forma indiscriminada em todas as 27 Unidades Federadas e seus respectivos municípios, com exceção dos estados de Roraima e Rondônia e de Manaus (AM), devido à antecipação em decorrência da detecção de casos ocorridos em 2018.

 

POLIOMIELITE

 

As campanhas contra poliomielite tiveram início em 1980, sendo que desde 1990 o país é considerado livre da doença. De acordo com informe do Ministério da Saúde, é uma doença infectocontagiosa, caracterizada por um qua­dro de paralisia que acomete em geral os membros inferiores. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do vírus.

 

SARAMPO

 

Em relação às campanhas contra o sarampo, são realizadas desde 1995, com a vacinação de população-alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de um a quatro anos de idade. O sarampo também é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

 

CASOS EM MATO GROSSO

 

Existem 7 casos em investigação, 2 descartados e nenhum caso confirmado para sarampo. Os casos investigados são provenientes de Guarantã do Norte (2 em investigação e 2 casos descartados), Campo Verde do Parecis (1 em investigação) e Jaciara (2 em investigação). Em Cuiabá nenhum caso ainda foi notificado.

Divulgação

FOTO: Ilustrativa  em arquivo

 

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies