Boa Midia

Mato Grosso e o aniversariante Correio Aéreo Nacional

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

O famoso e bom C-47

Importante na política de integração e interiorização do Brasil o Correio Aéreo Nacional (CAN) completa 93 anos nesta quarta-feira, 12 de junho. Mato Grosso deve muito àquela instituição da Força Aérea Brasileira (FAB).

Criado em 1931 com o nome de Correio Aéreo Militar, o CAN ganhou a nomenclatura atual em 1943, com a criação da FAB. Seu primeiro diretor foi o brigadeiro Eduardo Gomes, militar e estadista.

O brigadeiro Eduardo Gomes

Eduardo Gomes incluiu o Norte de Goiás, atual Tocantins, e Belém,  no atendimento do CAN, mas o fez com a visão de integração nacional. Ao invés de definir as rotas curtas, ele determinou que a ligação fosse feita de modo a contemplar pequenas cidades dispersas na Amazônia e no Centro-Oeste. Assim, a goiana Aragarças, que forma conurbação com Barra do Garças e Pontal do Araguaia (que não existia à época) passou a receber os lendários bimotores C-47 que transportvam passageiros, medicamentos, animais domésticos e as malas postais.

Além de interligar Barra via Aragarças aos itinerários do CAN, Eduardo Gomes também determinou a abertura de uma pista de pouso próxima ao rio Xingu, numa área então pertencente a Araguaiana e hoje parte do município de Canarana. Aquela pista seria importante suporte para o coronel Flaviano de Mattos Vanique, que foi encarregado pelo presidente Getúlio Vargas de encontrar um local para a construção de uma nova capital brasileira, bem distante do litoral então ameaçado por submarinos nazistas.

O Kuarup no Xingu

A pista aberta por Eduardo Gomes é o local onde os índios do Alto Xingu realizam a certimônia anual do Kuarup, evento visitado por turistas do mundo inteiro.

Mato Grosso rende pouca homenagem a Eduardo Gomes e, dentre elas, uma rua no centro de Cuiabá e os aeroportos municipais de Nova Mutum e Poxoréu.

NO SOLO – Os lendários C-47 estão para sempre em Mato Grosso. Em Alta Floresta e Canarana, dois desses aviões estão em praça pública sobre pedestais preservando as memórias daquelas cidades; na primeira, por seus voos transportando garimpeiros de ouro e equipamentos, tendo ao manche os Irmaos Metralha; e na outra para registrar os voos que fazia pela Viação Aérea Canarana (VACA) carregando famílias e sonhos de gaúchos que vieram para Mato Grosso nos anos 1970 para colonizarem projetos idealizados e liderados pelo pastor luterano Norberto Schwantes.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies