Mato Grosso e o aniversariante Correio Aéreo Nacional
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes

Importante na política de integração e interiorização do Brasil o Correio Aéreo Nacional (CAN) completa 93 anos nesta quarta-feira, 12 de junho. Mato Grosso deve muito àquela instituição da Força Aérea Brasileira (FAB).
Criado em 1931 com o nome de Correio Aéreo Militar, o CAN ganhou a nomenclatura atual em 1943, com a criação da FAB. Seu primeiro diretor foi o brigadeiro Eduardo Gomes, militar e estadista.

Eduardo Gomes incluiu o Norte de Goiás, atual Tocantins, e Belém, no atendimento do CAN, mas o fez com a visão de integração nacional. Ao invés de definir as rotas curtas, ele determinou que a ligação fosse feita de modo a contemplar pequenas cidades dispersas na Amazônia e no Centro-Oeste. Assim, a goiana Aragarças, que forma conurbação com Barra do Garças e Pontal do Araguaia (que não existia à época) passou a receber os lendários bimotores C-47 que transportvam passageiros, medicamentos, animais domésticos e as malas postais.
Além de interligar Barra via Aragarças aos itinerários do CAN, Eduardo Gomes também determinou a abertura de uma pista de pouso próxima ao rio Xingu, numa área então pertencente a Araguaiana e hoje parte do município de Canarana. Aquela pista seria importante suporte para o coronel Flaviano de Mattos Vanique, que foi encarregado pelo presidente Getúlio Vargas de encontrar um local para a construção de uma nova capital brasileira, bem distante do litoral então ameaçado por submarinos nazistas.

Comentários estão fechados.