Em brancas nuvens, sem nenhum evento importante para registrar a data. Assim transcorre a semana em que se celebra os 36 anos da Constituição de Mato Grosso, promulgada em 5 de outubro de 1989. Dos 24 constituintes e os suplentes se tornaram titulares ao longo da legislatura, somente José Lacerda permanece na vida pública. Os demais ou se aposentaram, ou atuam na vida privada ou morreram.
José Lacerda é segundo suplente de senador pelo PSD, mas, pelo sistema de rodízio, exerce o cargo. O titular da cadeira é Carlos Fávaro (PDS), licenciado para ocupar o Ministério da Agricultura.
… Sites e blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
…
MESA – A Assembleia Estadual Constituinte foi presidida por Antônio Amaral, que promulgou a Constituição. Seu 1º secretário foi João Teixeira. Luiz Soares exerceu a relatoria. Os demais cargos foram ocupados por Haroldo Arruda, 1º vice-presidente; Antônio Joaquim, 2º vice-presidente; Geraldo Reis, 2º secretário; e Kazuo Sano, 3º secretário.
A exemplo da legislatura em curso, onde impera o machismo, na Constituinte também havia somente uma mulher: Thais Bergo Barbosa, de Tangará da Serra.
No último biênio da Legislatura Constituinte Moisés Feltrin assumiu a presidência da Assembleia e por 34 dias foi governador constitucional. Feltrin chegou ao Paiaguás por conta da renúncia do governador Edison de Freitas, que sofreu acidente aéreo em Chapada dos Guimarães e ficou impossibilidade de exercer a função. Edison foi eleito vice-governador em 1986 e substituiu o titular Carlos Bezerra, que se desincompatibilizou para disputar sem sucesso uma cadeira no Senado em 1990.
Alguns constituintes morreram de causas naturais, e dois, vítimas de acidentes.
Sebastião Alves Júnior, no exercício do mandato, foi atropleado no Rio de Janeiro e não resistiu.
Após o mandato Hermínio Barreto morreu na colisão de uma carreta com seu carro na BR-364, nas imediações de Jaciara, quando ele seguia de Cuiabá para Rondonópolis, onde morava.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
AceitarLeia Mais