Macaco velho, Jayme faz mistério sobre suplentes e alfineta Leitão
Jayme Campos (foto) é pré-candidato a senador pelo Democratas. Isso foi o que ele assegurou ao blogdoeduardogomes nesta terça-feira, momentos após uma coletiva de seu partido, em Cuiabá, para falar sobre candidaturas majoritárias. O titular de uma chapa do DEM ao Senado, sim, estaria definido com ele em sua cabeça. Quanto aos suplentes, silêncio total.
Alguns nomes estão em sua cabeça, segundo Jayme, mas a definição somente acontecerá após a coligação que o DEM pretende montar, definir outro nome ao Senado, uma vez que há duas cadeiras em disputa. O ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) e do deputado federal Adilton Sachetti (PRB) brigam pela indicação. Sem pressa, Jayme acompanha a movimentação das peças do xadrez politico – quem ficar pelo caminho será convidado por ele para uma suplência, mas a segunda terá que ser preenchida por algum nome de um dos partidos que se coligarem ao seu.
Jayme não entra na briga de Sachetti e Fávaro. Sabe que se trata de uma disputa da qual poderá tirar – ou pelo menos tentar – proveito eleitoral, com Fávaro ou Sachetti caindo em sua chapa.
Em sua eleição ao Senado em 2006 Jayme montou sua chapa com facilidade. Seu primeiro suplente foi o então republicano Luiz Antônio Pagot, e o segundo, seu ex-vice-governador Osvaldo Sobrinho (PTB). Pagot, renunciou à suplência recusando-se a substituir o titular, e o fez para não perder a presidência do Dnit – o Senado não permite a posse do segundo suplente por observar o princípio da prevalência da suplência na chapa, para o exercício do cargo.
No ato que o lançou pré-candidato Jayme jogou farpas – com sutileza – no deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que também se prepara para disputar o Senado. Disse que não será representante de segmento, mas sim, de todos os mato-grossenses. O recado de Jayme tinha endereço certo: Leitão, que nos últimos anos vestiu a camisa do agronegócio e anuncia aos quatro cantos que representa o baronato da soja no Senado.
Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes com foto
Comentários estão fechados.