Justiça bloqueia parte do salário de servidor de Janaína Riva
EDUARDO GOMES
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com

Na quinta-feira, 29, o juiz Bruno D’ Oliveira determinou o bloqueio de 30% do salário de 13,4 mil do servidor da Assembleia Legislativa, Cristiano Guerino Volpato, lotado no gabinete da deputada Janaína Riva (MDB) e que chefiou o gabinete do ex-deputado José Riva – pai de Janaína Riva. A condenação nasceu de uma multa de 848 mil que Cristiano tem que pagar à juíza Célia Regina Vidotti, por suas tentativas em arguir sua suspeição à frente de uma ação em que ele, José Riva e outros eram réus por improbidade administrativa, numa esquema que teria desviado 90 milhões da Assembleia e que foi apurado quando da Operação Arca de Noé, em 2002.
O magistrado parcelou o pagamento, que se realmente efetivado demorará mais de 17 anos, pois o bloqueio mensal é em torno de 4.020 reais.
…
Sites e blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
…
José Riva e Cristiano fizeram delação premiada. O deputado foi condenado a devolver 92 milhões, a cumprir dois anos de prisão domiciliar e perdeu temporariamente os direitos políticos. Cristiano não recebeu pena, mas tem que pagar a multa.
MEMÓRIA – Depois de 20 anos controlando a Assembleia, se alternando na presidência e na primeira-secretaria, José Riva foi alcançado pela Lei Ficha Limpa em 2014 e o registro de sua candidatura à reeleição pelo PSD foi negado pela Justiça Eleitoral. Ele, então, lançou a filha Janaína Riva à Assembleia. Eleita, a deputada aproveitou vários ex-funcionários que trabalharam com seu pai – Cristiano é um deles. A deputada é pré-candidata ao Senado pelo MDB.