Boa Midia

Falar sobre consignados, sim; mas CPI, nem tanto

Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com

 

Ao contrário do anunciado por dois sites em Cuiabá, não há pedido de CPI na Assembleia Legislativa para investigar a Farra dos Consignados.

Se a informação fosse correta, com um documento assinado por oito deputados, a CPI seria pedida à mesa diretora e caberia ao presidente Max Russi (PSB) instalá-la ou não. No entanto, não há a tal lista. Os deputados permanecem calados ou falam em busca de banho de holofotes, à exceção de Lúdio Cabral e Henrique Lopes (ambos do PT), que querem a apuração dos fatos e a punição dos culpados.

Até então as vozes que se levantam na Assembleia são meros barulhos de oposição confiável.

O caso está dominando, totalmente dominado pela força política do governador Mauro Mendes (União).

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

Uma prova do domínio da situação foi dada na manhã desta segunda-feira (9) pela deputada federal Gisela Simona (União). Gisela foi entrevista pela TV Centro América afiliada da Rede Globo e falou sobre os descontos indevidos nas aposentadorias e pensões do INSS, e sobre precatórios do INSS, mas não fez menção ao escândalo da Farra dos Consignados. Durante anos, Gisela dirigiu o Procon em Mato Grosso, e o Procon faz parte da força-tarefa que tenta apurar o caso. Com a experiência que tem sobre a atuação do Procon e sobre empréstimos consignados, a deputada deveria abordar a questão, mas não o fez.

O silêncio de Gisela é parte do poderio de Mauro Mendes para abafar o caso. Detalhe: Gisela é suplente de deputada federal em exercício e o titular é Fábio Garcia, que é chefe da Casa Civil do governo estadual. Caso ela tocasse nos consignados, a resposta palaciana seria imediata, com Fábio Garcia assumindo sua cadeira.

Portanto, não há nada sobre CPI, o assunto é sério e lamentável e a Imprensa deveria contribuir para seu esclarecimento.

Fotos:

1 – ALMT

2 – Redes sociais de Gisela Simona

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies