Estradeiro une Araguaia e Nortão por pavimentação da MT-322
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
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Dente que falta na engrenagem para concluir a pavimentação da rodovia transversal que liga Tocantins e parte do Nordeste ao Pará, cruzando o Vale do Araguaia e o Nortão, a MT-322 reúne lideranças das duas regiões num Estradeiro, para mostrar ao Brasil sua importância estratégica na matriz de transporte rodoviário e desse modo sensibilizar os governos federal e estadual por seu asfaltamento. Nesse sentido, na sexta-feira (9) um comboio sairá de Matupá, cidade dividida ao meio pela BR-163, e outro, de Alô Brasil (de Bom Jesus do Araguaia), à margem da BR-158, para se unirem em São José do Xingu.
O estradeiro no sentido Alô Brasil-São José do Xingu será liderado pelo deputado estadual Dr. Eugênio, que é domiciliado em Água Boa, no Vale do Araguaia; na direção oposta, pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Progressista), que reside em Sinop, no Nortão. Políticos, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e sindicalistas participarão das duas caravanas. Entusiasta e defensor da obra, Dr. Eugênio observa que a manifestação tem apoio das lideranças indígenas no raio de influência da MT-322, com destaque para o cacique Raoni Metuktire, líder do povo caiapó aldeado na Terra Indígena Capoto-Jarina, à margem da rodovia. “Os indígenas dizem que não querem mais atoleiros e pedem o asfalto, muito embora ongs internacionais teimem em criar embaraços”.
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Em São José do Xingu os participantes do estradeiros serão recebidos pelo prefeito anfitrião Sandro José Luz Costa (União Progressista), que o idealizou juntamente com prefeitos de municípios da região. Além da bandeira da MT-322 os participantes defenderão outras pautas de transporte a exemplo da pavimentação da MT-109, conhecida como Estrada do Guardanapo, com 69 km, ligando Canabrava do Norte ao distrito de Espigão do Leste, mais conhecido como Baianos, no município de São Félix do Araguaia.
MT-322 – Anteriormente sua nomenclatura rodoviária era BR-080, com 275 km de extensão ligando São José do Xingu a Matupá, cruzando o rio Xingu em balsa. A política de transporte mato-grossense a estadualizou e o ex-governador Silval Barbosa (2010/2014) pavimentou parte de seu trajeto pelo Programa MT Integrado.
A rodovia que motiva o estradeiro faz a conexão entre as longitudinais BR-163, em Matupá, e BR-158, em Confresa. Sua pavimentação consolida a melhor rota entre Palmas (TO), Conceição do Araguaia (PA) e o Norte Araguaia com o corredor da Cuiabá-Santarém (BR-163), pavimentado e que escoa commodities mato-grossenses para os portos do Arco Norte em Miritituba (de Itaituba) e Santarém, ambos no Pará.
Num trecho nos municípios de São José do Xingu, Marcelândia e Peixoto de Azevedo a MT-322 cruza o corredor que divide Capoto/Jarina do Parque Indígena do Xingu, mas sem entrar naquelas áreas.
Fotos:
1 – Transportadores do Brasil
2 – Prefeitura de São José do Xingu
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