Era uma vez o Parlamento e a Assembleia
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com
Acompanhei algumas postagens de vídeos da deputada federal Gisela Simona (União). O conteúdo mostra o fim da atividade parlamentar de fiscalização e de elaboração de leis. Fica bem claro na produção muito caprichada de Gisela, que o congressista é um repassador de recursos aos municípios e entidades, por meio de emendas parlamentares.
Os vídeos exibem Gisela em Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu e Colniza (sem observar a ordem geográfica dos municípios), como se a deputada fosse uma caixeira-viajante, nesse caso, entregando emendas para isso, aquilo e aquilo outro mais.
Gisela é a imagem do Parlamento Brasileiro. Tanto quanto ela, os demais congressistas percorrem os municípios com suas emendas – em alguns casos eles preferem o silêncio. Isso também se repete na Assembleia Legislativa, ora calada sobre a palavra e-m-e-n-d-a- (depois que a CGE e a Polícia Civil divulgaram que 14 deputados estavam no meio de um escândalo de superfaturamento na compra de kits para a agricultura familiar por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar (SEAF) e com um instituto chamado PRONATUR, no meio.