Boa Midia

Dia da Aviação de Busca e Salvamento é celebrado pela Força Aérea Brasileira

Asas pela busca e salvamento
Asas pela busca e salvamento

Nesta quarta-feira (26), é celebrado o Dia da Aviação de Busca e Salvamento, que realiza missões em uma área de mais de 22 milhões de km².

A FAB realiza missões sobre o território nacional, sobre o mar territorial e, em uma ampla área de águas internacionais do Atlântico.

A atividade de busca e salvamento teve origem na década de 40, sendo efetivamente estruturada nos anos 50, segundo o portal da FAB.

O dia da Aviação de Busca e Salvamento é celebrado em 26 de junho, com referência ao resgate em 1967 dos cinco sobreviventes do C-47 FAB 2068, que havia desaparecido na Amazônia com 25 pessoas a bordo.

Após realizar buscas de maneira incansável durante dez dias, com 32 aeronaves e mais de 1.100 horas de voo, o avião Albatroz da FAB encontrou os destroços do avião C-47Douglas e resgatou cinco sobreviventes, no dia 26 de junho de 1967.

Neste dia, o Tenente Velly, um dos sobreviventes, proferiu a frase que passou a transpor a vocação da Aviação de Busca e Salvamento: “Eu sabia que vocês viriam!

Depois de 52 anos, a busca e salvamento da FAB continua sendo fundamental, socorrendo as vítimas de catástrofes naturais no Brasil e no exterior e através de missões humanitárias, auxiliando compatriotas e nações amigas em dificuldades.

Sputnik Brasil

FOTO: Agência FAB

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies