Deputada pede intervenção estadual na Santa Casa de Rondonópolis
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com
Marildes culpa o prefeito pelo atraso salarial dos médicos
Marildes Ferreira (PSB), pede intervenção estadual na Santa Casa de Rondonópolis e denuncia que o prefeito Cláudio Ferreira (PL) não efetua repasses àquele hospital filantrópico, deixando de cumprir a parte que cabe ao município no sistema tripartite do SUS – União, Estado e Município. A deputada apresentou o pedido nesta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa e amanhã se reunirá com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia para que seu pedido seja aceito o quanto antes.
A deputada justificou o pedido alegando que a Santa Casa não consegue quitar o salário de seus médicos há oito meses, e considerou esse cenário “inadmissível”. Marildes lembrou que o hospital é referência em saúde pública para Rondonópolis e outros 18 municípios da região, mas lamentou que a prefeitura não cumpra seu papel no sistema tripartite, não repassando o montante necessário para o complemento da Tabela SUS – sempre defasada nacionalmente.
Ex-secretária municipal de Saúde de Rondonópolis, no período de 2013 a 2016, Marildes cita que conhece aquele setor no município, onde foi vereadora.
…
Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
…
A Santa Casa está mergulhada numa crise que se arrasta há anos, mas que aparentemente fugiu ao controle nos últimos dias, em razão da greve de seus médicos, que passaram a atender somente os pacientes internados e as urgências e emergências. O protesto é uma resposta ao atraso salarial da categoria. Em meio a isso, a Câmara Municipal instalou uma Comissão Especial de Investigação para tentar encontrar a ponta da meada, mas apesar do barulho os vereadores não revelaram nada de interessante – os trabalhos começaram recentemente.
Marildes acredita que a intervenção estadual poderá sanar os problemas. Em Cuiabá, a bicentenária Santa Casa também atravessou um período crítico, com atraso salarial e de pagamento a fornecedores. O governo assumiu sua administração e a transformou no Hospital Estadual Santa Casa, mas o governador Mauro Mendes (União) não permitiu que esse fato fosse apresentado como intervenção.
A prefeitura e a Santa Casa não se pronunciaram sobre o pedido de intervenção.
Foto: Assessoria ALMT
Comentários estão fechados.