Boa Midia

Coral da Terceira Idade encanta Cuiabá com ‘Canções e Serestas’ nesta quinta

 

Integrantes do Coral
Integrantes do Coral

Uma viagem da atualidade às décadas de 40 e 50, relembrando canções de sucesso popularizadas naquele tempo, o Coral da Terceira Idade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, nesta quinta-feira (21), o espetáculo Canções e Serestas, trazendo um repertório com canções de Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Milton Nascimento, entre outros. O concerto acontece no Teatro Universitário.

O coral da Terceira Idade da UFMT existe há cinco anos e surgiu através do projeto de extensão do Departamento de Artes, em parceria com o Núcleo Coral da Universidade e o Programa Longevidade Saudável da Faculdade de Educação Física. Seu objetivo é oferecer um trabalho artístico-cultural e social a fim de proporcionar benefícios fisiológicos e sociais ao idoso.

Desde a sua criação, o grupo participa de diversos eventos, fóruns e seminários, levando a música de forma inovadora ao público desses eventos. Atualmente, o Coral conta com 62 vozes, com pessoas acima de 60 anos de idade em sua grande maioria. Recentemente foram inseridas no grupo as vozes masculinas, que até então não participavam do coral. Segundo as regentes Alexsandra Matos e Iasmin Medeiros, a inserção fez com que o projeto ganhasse um novo impulso, impactando na busca de um repertório mais elaborado, novos arranjos e outras adaptações.

Entre os eventos que já contaram com a apresentação do Coral da Terceira Idade estão o concerto “Cantando uma História”, primeiro espetáculo do grupo, após três anos de criação, como parte das comemorações aos 45 anos da Universidade Federal de Mato Grosso, em 2015. Além do Musicarte e do Espetáculo Longevidade Saudável, ambos realizados no Teatro da UFMT.

Para o espetáculo desta quinta-feira estão preparadas 12 canções que são grandes sucessos independentemente da geração. Alguns destaques deste repertório são: “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa; “Luar do Sertão”, de Catulo da Paixão Cearense; “Tempos” Modernos“, de Lulu Santos, e “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. O espetáculo acontecerá sob a regência das maestrinas Alexsandra Matos e Iasmin Medeiros e direção-geral da maestrina Dorit Kolling.

Para abrilhantar mais ainda a noite, o concerto conta com a participação de artistas locais renomados no meio musical como a cantora e compositora Vera Capilé, como solista convidada, acompanhada de Rodrigo Cavalcante no teclado, Ricardo Kalan Schwars na percussão e Augusto Cesar no sax e na flauta.

Nada como soltar a voz para afinar o repertório
Soltando a voz para afinar o repertório

De acordo com a diretora Dorit Kolling, durante o espetáculo será declamado um poema escrito por Lucinda Persona, imortal da Academia Mato-grossense de Letras, especialmente para o grupo e para esse evento. O poema será interpretado por Rosa Persona e deve ser um dos momentos mais especiais do concerto. Os ingressos para o evento são dois litros de leite e devem ser trocados na bilheteria do Teatro Universitário com duas horas de antecedência.

SERVIÇO

Concerto Canções e Serestas

Data: 21 de setembro, quinta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Universitário da UFMT

Ingresso: 2 litros de leite

 

VANESSA MORENO – texto e fotos

blogdoeduardogomes

 

 

 

 

 

r

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies