Boa Midia

Com o coronel Adib bandido não tinha moleza

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

Coronel Adib

Quando a soja chegou, no começo dos anos 1970, a violência em Rondonópolis nem de longe tinha os índices atuais, que parecem estatísticas de guerra civil. Era comum deixar a chave do carro no contato e botar cadeira na calçada, à noite, para bate-papo em família ou com a vizinhança, quando a chuva apagava o poeirão.

A única droga que existia à época em Rondonópolis era figurada, em tom de desabafo. Quando o pneu do carro batia numa pedra ou buraco o motorista gritava: “droga”.

Ladrões estão e sempre estiveram por todas as partes. Se alguém aparecesse em Rondonópolis podia ser o fim da picada, com uma viagem sem volta ao sumidouro do rio Itiquira tendo a lua por testemunha.

Qualquer ameaça que surgisse a cidade recorria ao temível tenente da Polícia Militar (PM) Adib Massad, que sabia como poucos botar ordem na casa.

Adib sempre negou que participasse das tais viagens ao Itiquira; os passageiros também, claro.

Com a divisão territorial que em 11 de outubro de 1977 criou Mato Grosso do Sul, o coronel Adib optou por aquele estado. Mais tarde ele seria coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, onde foi uma espécie de ícone para sua corporação e teve reconhecimento oficial e da população.  

Em 1996, logo após sua aposentadoria o coronel Adib, elegeu-se vereador por Dourados (MS).

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

……

Em 3 de março de 2021, aos 91 anos, em Campo Grande (MS), o coronel Adib foi chamado ao céu para comandar o Batalhão de Guarda Celestial. Deixou um grande legado aos dois estados: Mato Grosso, onde nasceu em Cáceres, e Mato Grosso do Sul, onde destacou-se por sua atuação no combate aos crimes transnacionais nas fronteiras com a Bolívia e o Paraguai.

Que os antigos e os novos soldados, independentemente de patente ou posto, busquem inspiração na coragem e no profissionalismo do coronel Adib.

Foto:

PMMS 

Infografia:

Marco Antônio Raimundo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies