Boa Midia

Com escândalos, bancada do Nortão cai pela metade

Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa

Região com maior número de deputados na legislatura que chega ao fim, o Nortão encolheu seu poder político despencando de 10 para cinco cadeiras. Parte desse desfecho pode ser consequência do mar de lama que respingou em nove dos seus representantes. Essa redução tem outro componente: dois eleitos são novatos no parlamento estadual com 24 deputados.

Pela região, a legislatura em curso tem Oscar Bezerra (PV), de Juara; José Domingos Fraga (PSD), Sorriso; Mauro Savi (DEM), Sorriso; Silvano Amaral (MDB), Sinop; Baiano Filho (sem filiação), Sinop; Romoaldo Júnior (MDB), Alta Floresta; Janaína Riva (MDB), Juara; Dilmar Dal’Bosco (DEM), Sinop), Valdir Barranco (PT), Nova Bandeirantes e Pedro Satélite (PSD), Guarantã do Norte.

José Domingos e Baiano Filho  não disputaram a eleição em outubro. Janaína, Dilmar e Barranco foram reeleitos. Romoaldo, Silvano, Savi, Oscar e Satélite tentaram a reeleição, mas ficaram pelo caminho.

Da atual legislatura, na bancada do Nortão, somente Barranco não é alvo de delação, não responde a inquérito, não é processado nem investigado. Os demais, em maior e menor escala estão no centro do furacão.

Romoaldo, investigado, ficou pelo caminho
Romoaldo, investigado, ficou pelo caminho

Savi permaneceu preso por 107 dias neste ano, cumprindo prisão preventiva decretada pelo desembargador José Zuquim, do Tribunal de Justiça. Savi e seus colegas de parlamento Eduardo Botelho/DEM (presidente da Assembleia), José Domingos, Wilson Santos (PSDB), Baiano Filho, Nininho (PSD) e Romoaldo são acusados pelo Ministério Público de pertencerem a uma organização criminosa que teria desviado mais de R$ 30 milhões do Detran. Desse grupo parlamentar,quatro representam o Nortão: Savi, Baiano Filho, José Domingos e Romoaldo.

Dessa organização também fariam parte o ex-governador Silval Barbosa; o ex-deputado federal Pedro Henry; o ex-chefe da Casa Civil, Paulo Taques (primo do governador tucano Pedro Taques); o ex-presidente do Detran, Teodoro Lopes; e figuras da arraia-miúda.

NOVA COMPOSIÇÃO – Além dos reeleitos Barranco, Janaína e Dilmar, foram eleitos Xuxu Dal Molin (PSC) e Carlos Fávero (PSL). Xuxu é suplente de deputado federal e foi vice-prefeito de Sorriso. Fávero é vice-prefeito de Lucas do Rio Verde.

O Nortão é uma região geográfica na Amazônia Mato-grossense, com 35 municípios, sendo os mais importantes: Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Juara, Colíder, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.

Da Redação

FOTOS:

1 – Fablício Rodrigues

2 – Arquivo blogdoeduardogomes

 

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies