As novas tecnologias têm contribuído em tratamentos cada vez menos invasivos, mais precisos e seguros para o paciente e equipes médicas. Um exemplo dos avanços da medicina com auxílio desses recursos é a cirurgia robótica.
A prática médica recente, começou no mundo em 1999 com o lançamento do robô Da Vinci. Chegou ao Brasil em 2008 e em 2022 foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, por meio da resolução n.º 2.311/2022.
Essa técnica inovadora que tem alterado os padrões cirúrgicos e definido um novo marco na medicina já é utilizada em Mato Grosso. O Hospital São Mateus, em Cuiabá, realiza cirurgias robóticas, inclusive com equipe especializada em procedimentos cirúrgicos urológicos, ginecológicos, metabólicos e cirurgia geral.
A alta definição e tecnologia 3D permitem a ampliação das imagens dos locais de incisão em mais de 10 vezes. O que proporciona melhor visualização, maior noção de profundidade, contraste das cores e garante mais comodidade ergonômica para o cirurgião.
Dentre as vantagens da cirurgia com robôs estão: incisões menores e mais precisas, menor risco de infecção, redução do tempo de internação hospitalar, menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida dos pacientes.
Em casos específicos como o tratamento de câncer de próstata, a cirurgia robótica reduz significativamente os possíveis efeitos colaterais típicos desse procedimento.
Podemos dizer que a evolução cirúrgica deve ser dividida entre antes e depois da cirurgia robótica. Prática que tem revolucionado a medicina e colaborado para a cura de doenças graves.
*Marilda Venzel é diretora-geral do Hospital São Mateus, em Cuiabá
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
AceitarLeia Mais
Comentários estão fechados.