Casa Memorial dos Viajantes em Diamantino
Inaugurada em 8 de dezembro de 2007 na antiga Casa Paroquial da Prelazia, a CASA MEMORIAL DOS VIAJANTES é um museu municipal onde Diamantino guarda registros de sua rica histórica.
O acervo da Casa Memorial dos Viajantes tem peças dos período escravagista, dos padres jesuítas, dos ex-prefeitos do município, da Expedição Langsdorff e da Expedição Rondon-Roosevelt, além de objetos que retratam a bicentenária história daquele importante município com 21.904 habitantes no Chapadão do Parecis e distante 210 quilômetros de Cuiabá por rodovia pavimentada.
Aberta ao público, a Casa Memorial dos Viajantes foi criada na gestão do prefeito Francisco Ferreira Mendes Júnior por iniciativa do ministro do Supremo Tribunal Federal (e irmão do prefeito Francisco Mendes) Gilmar Mendes e do artista e escritor cuiabano radicado em Brasília e ex-morador em Diamantino Nicolas Behr.
Diamantino além de ser um dos principais polos do agronegócio no Brasil, também é uma das referências culturais mato-grossenses. A cidade é uma das mais antigas de Mato Grosso e teve importante participação na vida institucional do Estado.
Eduardo Gomes – blogdoeduardogomes
FOTO: Jana Pessôa
Comentários estão fechados.