Brasil apoia China na FAO
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa no próximo sábado (22) da 41ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma. No sábado haverá apresentação dos candidatos ao cargo de diretor-geral da FAO. No dia seguinte (domingo) Teresa Cristina participa da votação que elegerá o novo dirigente máximo da Organização.
O governo brasileiro apoia a candidatura de Qu Dongyu, vice-ministro da Agricultura e dos Assuntos Agrários da República Popular da China, ao cargo de diretor-geral da FAO. Em sua recente missão à Ásia, a ministra anunciou o apoio do governo brasileiro ao candidato chinês durante encontros bilaterais com o ministro da Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China, Ni Yuefeng, e com o ministro da Agricultura e dos Assuntos Agrários da República Popular da China, Han Changfu, em maio deste ano.
Qu Dongyu é PhD em Ciências Agrícolas e do Meio Ambiente. Possui mais de trinta anos de experiência em planejamento, formulação de políticas, cooperação internacional e gerenciamento, e exerce o cargo de vice-ministro da agricultura da China desde junho de 2015. Visitou o Brasil, em março passado, quando manteve reuniões no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O próximo diretor-geral da FAO substituirá o brasileiro José Graziano da Silva, cujo segundo mandato à frente da Organização expira em 31 de julho de 2019.
Ainda em Roma, a ministra manterá encontros bilaterais com autoridades relevantes presentes à Conferência da FAO.
Comentários estão fechados.