Boa Midia

Borja desencanta e Palmeiras bate a Ponte

Com o fim do jejum do atacante colombiano Borja (foto), que não marcava desde 21 de junho, e outra atuação efetiva de Keno, autor de um gol e uma assistência, o Palmeiras venceu a Ponte Preta por 2 a 0, nesta quinta-feira, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe alviverde está em quarto lugar, consolida-se na busca por uma vaga na Copa Libertadores e mantém a esperança de perseguir o líder Corinthians – a distância agora é de nove pontos (59 a 50). O time de Campinas (SP), com 32, permanece na zona de rebaixamento.

Um dos destaques do jogo foi o colombiano Miguel Borja, que voltou a marcar depois de quatro meses – seu último gol havia sido contra o Atlético Goianiense, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, pelo Brasileirão.

O Palmeiras usou a movimentação dos jogadores como principal estratégia para chegar ao gol. Dudu, Keno e Willian, na linha de frente, Moisés e Tchê Tchê, na região central, não tinham posição fixa, o que criava várias opções de ataque e confundia a zaga da Ponte Preta. Foi assim que Moisés mergulhou para cabecear e exigiu grande defesa de Aranha. O dono do segundo melhor ataque do Brasileirão, com 41 gols, atrás apenas do Grêmio, mostrou que estava azeitado.

Aos 27 minutos, Keno abriu o placar. Depois de Moisés perder na cara de Aranha, o atacante que havia sido destaque no último jogo com três assistências marcou o seu. Destaque para a esperteza de Willian, que bateu rapidamente o lateral no início da jogada. O zagueiro Rodrigo falhou no lance.

As virtudes ofensivas do Palmeiras não foram suficientes para minimizar os erros da defesa. Com a marcação em linha, os zagueiros permitiram várias infiltrações do rival. Por isso, o técnico Eduardo Baptista pedia jogadas em velocidade pelas laterais. Jogadas perigosas com cruzamentos na área se repetiram três vezes na frente do goleiro Fernando Prass. O time alviverde só conseguiu neutralizar a jogada no final do primeiro tempo.

Ofensivamente, o Palmeiras perdeu parte de seu poder quando teve de substituir Willian, machucado, por Borja ainda na etapa inicial. Com menos de um minuto do segundo tempo, o colombiano quase encerrou o jejum. Quase. Após lançamento de Egidio, Keno só ajeitou, mas Borja chutou por cima, na frente do goleiro.

Superior tecnicamente, o Palmeiras continuou com o leme da partida, com índice de posse de bola superior a 70%, mas as chances de gol ficaram mais raras. O único susto para Aranha foi um chute de Keno que passou raspando após falha da zaga da Ponte Preta.

Aos 27 minutos, o colombiano finalmente desencantou. E com um belo gol. Após assistência de Keno, o camisa 9 deu um chapéu em Aranha e conseguiu completar de cabeça. Foi apenas seu oitavo gol no ano, o quarto no torneio nacional. Borja foi abraçado por todos os companheiros e fez questão de cumprimentar o técnico Alberto Valentim.

Com a vitória assegurada, o técnico palmeirense aproveitou a partida para motivar o elenco. No final do jogo, o volante Arouca, que soma apenas uma partida em 2017 após duas cirurgias no tornozelo, entrou em campo. Felipe Melo entrou no lugar de Moisés. O time conseguiu fazer as pazes com o Pacaembu, que recebeu quase 20 mil pessoas, depois do empate sofrido diante do Bahia por 2 a 2 na última partida.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 x 0 PONTE PRETA

PALMEIRAS – Fernando Prass; Mayke, Juninho, Edu Dracena e Egidio; Bruno Henrique, Tchê Tchê (Arouca) e Moisés (Felipe Melo); Dudu, Keno e Willian (Borja). Técnico: Alberto Valentim.

PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo e Jeferson; Elton (Jadson), Claudinho (Renato Cajá), Naldo, Jean Patrick (Saraiva) e Danilo Barcelos; Lucca. Técnico: Eduardo Baptista.

GOLS – Keno, aos 27 minutos do primeiro tempo; Borja, aos 27 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Elton, Marllon, Jeferson e Nino Paraíba (Ponte Preta).

ÁRBITRO – Leandro Bizzo Marinho (SP).

RENDA – R$ 525.802,50.

PÚBLICO – 19.976 pagantes.

LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

 

Gonçalo Junior/Agência Estado

Foto: Menescal

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies