(Bem-vinda novamente) Agrishow Cerrado
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com
Cláudio Ferreira (PL), prefeito de Rondonópolis, anunciou que articula a volta da Agrishow Cerrado para seu município, onde foi realizada no período de 2002 a 2006.
A Agrishow é realizada em Ribeirão Preto, no interior paulista. Em 2002, o casamento dos interesses da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimac) com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e com a participação secundária da ABAG, ANDA, Prefeitura de Rondonópolis, governo estadual e o Sistema Famato resultou na realização da Agrishow Cerrado, evento anual que repetiu-se até 2006, quando foi riscado do mapa.
Na Agrishow Cerrado Rondonópolis registrou números superlativos de venda e foi palco de lançamento de tecnologias para o campo, como o avião agrícola Ipanema a etanol (à época chamado de álcool). Porém a concentração do agro naquela cidade gerou ciúmes, e políticos de várias regiões pressionaram para o fim da grande feira, o que permitiria o surgimento de outras, também grandes, porém não na mesma dimensão, em suas cidades. Assim surgiriam exposições e outras foram fortalecidas, como a Dinâmica de Máquinas, em Porto Alegre do Norte; Parecis Superagro, em Campo Novo do Pareis; Show Safra, em Lucas do Rio Verde; Norte Show, em Sinop; Expoagro, em Cuiabá; Farm Show, em Primavera do Leste etc.
…
Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
…
Quando a Agrishow Cerrado invadiu Rondonópolis, o governador era Rogério Salles; quando deu adeus o governante era Blairo Maggi, que tem negócios com o agro em quase todos os municípios e que não queria se indispor com ninguém.
O plano de Cláudio seguramente tem aliados de peso no agronegócio da região de Rondonópolis e, principalmente, de Odílio Balbinotti Filho, o magnata da semente no Brasil e padrinho político do prefeito rondonopolitano.
Sem prejuízo aos municípios mato-grossenses que realizam grandes feiras do agro, tomara que Cláudio consiga devolver a Agrishow Cerrado para Rondonópolis. Quando aquela feira pegou o boné e saiu a economia mato-grossense tinha números que se comparados aos atuais, são pífios.
A terra de Daniel Moura e de Irmã Luiza receberá a Agrishow Cerrado de braços abertos.