Selma Arruda (PSL) no Senado e Rosa Neide (PT) na Câmara dos Deputados. As duas são as únicas mulheres na bancada federal mato-grossense, que assume no dia primeiro de fevereiro. Selma repete o feito da primeira senadora por Mato Grosso, Serys Slhessarenko. A petista Rosa Neide chegou ao cargo por um ângulo bem diferente das três deputadas anteriores e de uma suplente que ocupou cadeira à Câmara.
A senadora diplomada Selma não pertence a clã político. Em Mato Grosso recebeu a maior votação do pleito para o Senado batendo o segundo colocado e também eleito, Jayme Campos (DEM). Ela com 678.542 votos. Ele com 490.699 .
Serys, a primeira senadora, conquistou mandato em 2002, pelo Partido dos Trabalhadores. Serys também não tem laços de parentesco com políticos. Antes do Senado, ela foi secretária estadual de Educação e exerceu três mandatos consecutivos de deputada estadual. Selma é estreante em politica; antes era juíza do Tribunal de Justiça.
Para a Câmara, Mato Grosso elegeu sete homens e Rosa Neide, que não tem parentes políticos, para se escorar eleitoralmente em clã familiar. A deputada foi vereadora por Diamantino e secretária estadual de Educação.
Antes de Rosa Neide Mato Grosso elegeu três deputadas: Teté Bezerra, Celcita Pinheiro e Thelma de Oliveira. Todas ligadas a círculos políticos familiares. Esse círculo costuma ser chamado de familiocracia.
Teté é mulher do deputado federal reeleito Carlos Bezerra (MDB), que foi deputado estadual, duas vezes prefeito de Rondonópolis, governador e senador. Bezerra cumprirá o quinto mandato, dos quais, quatro consecutivos.
Celcita é viúva de Jonas Pinheiro, que à época de suas duas eleições para a Câmara era senador. Jonas foi deputado federal em três mandatos consecutivos e morreu cumprindo o segundo mandato no Senado.
Thelma foi eleita logo após a morte de seu marido, Dante de Oliveira. Dante foi deputado estadual,deputado federal, duas vezes prefeito de Cuiabá, ministro e governador reeleito. Thelma é prefeita de Chapada dos Guimarães (PSDB).
Também na Câmara, a suplente Thaís Barbosa (PMDB) ocupou, em rodízio parlamentar, uma cadeira; ela é mulher do ex-deputado federal José Amando Barbosa. Thaís foi prefeita nomeada de Tangará da Serra (1976/81).
Da Redação
FOTOS:
1 – Facebook de Selma Arruda.
2 – Assessoria do Partido dos Trabalhadores