Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil
RIO DE JANEIRO
O terceiro dia de ensaios técnicos do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio ocorre neste domingo (1º) com a apresentação, a partir das 19h, da Unidos do Viradouro, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis. Os portões abrem para o público na Marquês de Sapucaí, às 16h30. Logo em seguida, às 17h30, vão se apresentar três escolas mirins: a Aprendizes do Salgueiro, Mangueira do Amanhã e Beija Flor de Nilópolis. A entrada é gratuita no Sambódromo.
O enredo da Viradouro é uma homenagem ao mestre de bateria da escola, Moacyr da Silva Pinto, o mestre Ciça.
Já a Imperatriz Leopoldinense traz para a Avenida o enredo “Camaleônico”, que conta a trajetória do cantor Ney Matogrosso.
A Acadêmicos do Grande Rio traz como enredo “A Nação do Mangue”. É uma celebração do movimento cultural e musical Manguebeat, nascido no Recife (PE), no início dos anos 1990, que simboliza a fusão criativa entre tradições populares brasileiras e influências urbanas globais.
A Beija-Flor de Nilópolis apresenta o enredo “Bembé”, em homenagem ao Bembé do Mercado, celebração do candomblé realizada em Santo Amaro (BA) todo dia 13 de maio.
Para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, os ensaios técnicos têm sido um sucesso de público.
“As escolas arrasaram. Em uma sexta-feira chuvosa no Rio de Janeiro, ver mais de 53 mil pessoas na avenida é fantástico. Precisamos destacar essa força das escolas. Isso é muito positivo para o carnaval”, afirmou.