RETROSPECTIVA III – Assim em 2025 – Primeiro rondonopolitano no poder
Por
Eduardo on 29 de dezembro de 2025
EDUARDO GOMES
@andradeeduardogomes
Em 1º de janeiro Cláudio Ferreira (PL) assumiu a Prefeitura de Rondonópolis tornando-se assim o primeiro prefeito eleito pelo voto direto nascido naquele município a administrá-lo.
Cláudio Ferreira de Souza tem 46 anos, nasceu em Vila Operária, em Rondonópolis. É biólogo e empresário. Foi deputado estadual em parte da legislatura em curso. O prefeito é de família de tradição política. Seu avô paterno, Rozendo Ferreira de Souza, foi presidente da Câmara na primeira legislatura e por duas vezes exerceu mandato de vereador.
Rondonópolis tem 263.708 habitantes. É a principal praça do agronegócio no Centro-Oeste. O município é o maior exportador e importador mato-grossense, tem o segundo PIB de Mato Grosso. O maior terminal ferroviário de embarques de commodities agrícolas da América Latina é o rondonopolitano, que escoa para o porto de Santos (1.658 km) pelos trilhos da Rumo Logística. O município é superlativo na agricultura, pecuária e na agroindústria, e sede da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
A cidade situa-se às margens do rio Vermelho – um dos formadores do Pantanal – no ponto de bifurcação/junção das rodovias federais 364 e 163, ao lado da Terra Indígena Tadarimana da etnia Bororo. Rondonópolis pertencia ao município de Poxoréu e emancipou-se em 10 de dezembro de 1953 pela cabalística Lei 666 de autoria do deputado João Marinho Falcão (UDN), sancionada pelo governador Fernando Corrêa da Costa (UDN). Os municípios de São José do Povo e Pedra Preta foram emancipados de Rondonópolis.
…
Sites e blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
…
Cláudio é o 20º prefeito. Antes, por ordem cronológica: Rosalvo Farias (nomeado), Daniel Moura, Luthero Lopes, Lauro Mendes (vice-prefeito assumiu), Antônio Abóbora (presidente da Câmara assumiu), Sátiro Castilho, Hélio Cavalcante, Zanete Cardinal, Cândido Borges – Candinho, Walter Ulysséa, Carlos Bezerra (duas vezes), Fausto Faria (vice-prefeito assumiu), Hermínio Barreto, Rogério Salles (vice-prefeito assumiu), Alberto Carvalho, Percival Muniz (três vezes; a primeira vez no lugar de Alberto Carvalho, que renunciou), Adilton Sachetti, Zé Carlos do Pátio (três vezes. foi cassado no primeiro mandato) e Ananias Filho (eleito pela Câmara em 2012).
Foto: Ednilson Aguiar