Uma guinada de 180º. Isso mesmo! As campanhas políticas saíram dos comitês e das equipes de marketing. Ganharam o mundo pela ampliação da Comunicação e a massificação das redes sociais. Querendo ou não, candidatos se encontram com seu passado estampado por internautas. É isso que acontece com Maurício Tonhá (DEM), candidato a prefeito de Água Boa, no Coração do Brasil. Uma charge o mostra chegando à cidade, onde morou por longos anos, até se mudar para Cuiabá. Com a candidatura Maurício retoma ao antigo endereço.
O pecuarista, empresário e leiloeiro Maurício Cardoso Tonhá disputa com o médico e pecuarista Mariano Kolankiewicz Filho, o Dr. Mariano (MDB), os 18.375 votos do município. Água Boa sempre teve campanhs eleitorais decididas por pequenas margens. O fato de o candidato democrata ter transferido o domicílio e a sede de sua empresa, a Estância Bahia Leilões, para Cuiabá. pode pesar na hora do voto.
Jonathan Silveira (PL) é o companheiro de chapa de Maurício. A vice-prefeita Rejane Schneider (PSDB), concorre à reeleição dobrando com Dr. Mariano.
O site telefonou para o celular de Maurício para ouvi-lo sobre a charge e o que ela destaca – essa é a regra jornalística – mas ele não atendeu. Momentos depois enviou mensagem justificando que estava recebendo visitas.
MAURÍCIO – O candidato Maurício Tonhá foi vereador, presidente da Câmara e em dois mandatos consecutivos prefeito de Água Boa.
BOLSONARO – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é um divisor de águas entre o amor e o ódio.
Em 18 de setembro, visitando a Sinop, Bolsonaro com seu jeitão de figura do povo, se atracou com um cãozinho, o pegou no colo e posou para fotos.
Candidatos considerados bolsonaristas usam essa cena para mostrar a simplicidade do presidente. A imagem de Bolsonaro com o cãozinho viralizou.
É mais uma vertente da nova forma de se fazer campanha política, que a cada dia ocupa mais e mais espaço nas redes sociais jogando por terra a tradição do contato com direito a tapinha nas costas e a um bom cafezinho na casa ou endereço de trabalho do eleitor.
Bolsonaro foi a Sinop para a inauguração de uma usina de etanol, e naquela cidade recebeu o título de Cidadão Sinopense.
RONDONÓPOLIS – No começo da pandemia do novo coronavírus Rondonópolis foi palco de um grande escândalo envolvendo o prefeito Zé Carlos do Patio (SD) na compra de itens para o enfrentamento da doença e proteção de funcionários da área de Saúde.
A justiça determinou o afastamento da secretária municipal de Saúde, Izalba Diva de Albuquerque Oliveira, e foi proposta a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara, o que não aconteceu em razão da força política do prefeito sobre a maioria dos vereadores.
Moradores indignados com a omissão da Câmara espalharam outdoors pela cidade e inundaram as redes sociais com essa cobrança.
Mìdia social virou ferramenta de transparência e de cobrança nas campanhas eleitorais. Pode até não ser bom para os citados, mas funciona muito bem para esclarecimento ao eleitor, que é a razão de ser das eleições. Afinal, é ele quem decide.
Eduardo Gomes Editor de blogdoeduardogomes
FOTOS:
Redes sociais
Me permitam um comentário. Os negócios do Mauricião vão muito bem. A série sucessiva de leilões neste ano tem sido de muito êxito.
Tornou-se novamente candidato pressionado por empresários e políticos pra se eleito acelerar o desenvolvimento de Água Boa e a necessária preparação do município para receber a FICO e seus múltiplos investimentos. Fui testemunha de como fez render as parcerias com o estado entre 2003 e 2010. Só vi grandeza em seu gesto.
Luiz Antônio Pagot
Café pequeno para o baiano!
Airton Iappe